O Projeto do 13º salário do Bolsa Família, que está em tramitação no âmbito nacional, promete trazer um impacto significativo na vida de muitos brasileiros, especialmente naqueles que dependem do benefício para suprir as necessidades básicas de suas famílias. Apesar do projeto não ter sido efetivamente aprovado e implementado, o tema já gera muitas discussões e especulações.
É importante ressaltar que o Bolsa Família é um programa social voltado para a população em situação de vulnerabilidade, que tem como principal objetivo auxiliar no combate à fome e promoção da segurança alimentar e nutricional, no acesso à saúde e à educação, entre outros.
13º salário do Bolsa Família: quem tem direito?

Para entender quem tem direito a essa proposta, é preciso compreender o que é o 13º salário e como ele funciona nos diferentes contextos. O 13º salário, também conhecido como abono de natal, é um direito garantido a todo trabalhador que possui carteira assinada no Brasil.
Leia mais: EXCLUSIVO: INSS AUTOMATIZA NOVOS BENEFÍCIOS para Aposentados – Confira AGORA!
No caso do Bolsa Família, trata-se de uma proposta de abono extra, que ainda não foi aprovada em âmbito nacional. Atualmente, o 13º salário do Bolsa Família é uma realidade apenas para os beneficiários do estado de Pernambuco.
De acordo com as informações dadas pela governadora do Estado, Raquel Lyra, essa é uma condição especial para os titulares que residem na região.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
O que diz o Projeto de Lei?
O deputado estadual Sileno Guedes é um dos grandes defensores dessa proposta, que ainda está em tramitação no Congresso Nacional. Segundo Sileno, é fundamental que o governo olhe com mais atenção para essa parcela da população, visto que o Bolsa Família é, muitas vezes, a única fonte de sustento de diversas famílias.
Leia mais: BOLSA FAMÍLIA: GRUPO DE BENEFICIÁRIOS recebe 13 salário – Veja agora
Ainda que a proposta esteja circulando no Congresso há alguns meses, pouco progresso foi feito quanto a sua aprovação. Uma postura que se mostrou bastante controversa, principalmente levando em consideração a declaração feita pela secretaria de Avaliação de Gestação da Informação e Cadastro.
“O 13º foi pago em um ano, muito mais como promessa de campanha. Foi em um ano. O Bolsa Família é um programa de assistência, de complemento de renda, não se adequa à vinculação de um 13º salário”.
Valor proposto para o 13º salário do Bolsa Família
A proposta atual define que o valor a ser pago como 13º salário do Bolsa Família será equivalente à remuneração mensal recebida pelo beneficiário. Entretanto, caso o beneficiário seja vinculado ao programa há menos de 12 meses, o valor do pagamento será proporcional ao tempo de adesão ao programa.
Leia mais: DINHEIRO ESQUECIDO: Saque de R$ 25 bilhões AUTORIZADO! Consulte quem tem DIREITO!
Já no caso de Pernambuco, a medida anunciada prevê a liberação de uma parcela extra, limitada a R$ 150, para 3,3 milhões de beneficiários pernambucanos.
Em suma, ainda é incerto quando e como o 13º salário do Bolsa Família será implementado em nível nacional. O que se sabe é que muitas famílias aguardam ansiosamente por essa aprovação, que pode representar uma importante contribuição na melhoria de suas condições de vida.
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

