A economia brasileira tem recebido um estímulo importante por meio do incentivo à renegociação de dívidas. Estamos falando do recém-lançado Programa Desenrola Brasil, uma iniciativa do Governo Federal que busca beneficiar cerca de 70 milhões de pessoas no país.
Neste artigo, você vai entender melhor como essa estratégia contribui para a movimentação da economia e a geração de renda.
Assinada em 5 de junho pelo Ministério da Fazenda, a medida provisória que deu origem ao programa pretende iniciar as renegociações a partir de julho, após a realização de um leilão para adesão de credores.
Mas qual é exatamente o público alvo deste programa e como ele vai funcionar? Continue lendo para descobrir!
Quem pode se beneficiar do Desenrola Brasil?

De acordo com o governo, o programa será dividido em duas faixas. Destinada àquelas pessoas que possuem dívidas de até R$ 5 mil, a primeira faixa possibilitará a renegociação e parcelamento desse valor em até 60 vezes.
Com essa medida, espera-se que os indivíduos endividados consigam pagar suas dívidas de uma maneira mais amigável, afastando assim, a inadimplência.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Como o Desenrola Brasil afeta a economia?
O surgimento do Programa Desenrola Brasil representa uma resposta do governo federal às dificuldades enfrentadas por milhões de brasileiros no que diz respeito ao débito financeiro. Ao promover a inclusão financeira e oferecer caminhos para a saída do endividamento.
Leia mais: ÓTIMA NOTÍCIA: INSS SURPREENDE e APROVA NOVO BENEFÍCIO PARA ESTE GRUPO – Veja quem tem direito
O programa possibilita a reorganização financeira dos cidadãos e a reconstrução do seu crédito. Esses fatores, combinados à maior capacidade de consumo da população, podem ajudar a dar um novo impulso à economia brasileira.
Como funcionam as faixas de negociação do programa?
No Programa Desenrola Brasil, as dívidas são categorizadas em duas faixas de negociação. A faixa I é reservada para pessoas que recebem até dois salários mínimos ou que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).
Leia mais: INSS ESTÁ PAGANDO 13 salário PARA QUEM RECEBE ACIMA DO MÍNIMO – Confira o calendário
Nesse caso, o programa vai oferecer uma garantia para a renegociação de dívidas de até R$ 5 mil. Já a faixa II é voltada para pessoas com dívidas no banco, possibilitando a renegociação diretamente com a instituição financeira.
O Desenrola Brasil vai perdoar dívidas?
Parte importante para o sucesso do Programa Desenrola Brasil é o leilão promovido pelo governo, que tem como finalidade atrair instituições financeiras que ofereçam descontos atrativos na renegociação das dívidas.
Leia mais: PÉSSIMA NOTÍCIA PARA INSS: STJ determina SUSPENSÃO DO BENEFÍCIO – Entenda a decisão
Com esse estímulo, espera-se que tanto os credores quanto os devedores consigam encontrar condições mais favoráveis para negociar as dívidas, permitindo assim, uma retomada do equilíbrio financeiro e a construção de um futuro mais estável.
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

