Recentemente, o benefício INSS da pensão por morte, teve sua concessão automática confirmada pela primeira vez. Nesse sentido, o benefício de aposentadoria também pode se tornar possível para você, mas exige alguns cuidados na hora da solicitação. Veja em seguida.
Como funciona o benefício de aposentadoria automática do INSS?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implementou em 2019, a concessão de benefício de forma automática. Nesse sentido, de primeiro momento, a aposentadoria automática, estava acessível somente para a espécie de aposentadoria por idade.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Contudo, após novas mudanças e aperfeiçoamento do sistema, outras espécies de benefícios, passaram a ter a concessão automatizada. Como, por exemplo, o caso da pensão por morte para um segurado que reside na cidade do Rio de Janeiro.
Para isso é utilizado um robô que verifica as informações que constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e também as inseridas no momento da solicitação do benefício para o INSS. Dessa forma, se constata se o segurado possui ou não direito de receber.
Leia em seguida: ATENÇÃO PARA PROVA DE VIDA INSS: Não esqueça do 2º semestre! Veja lista de quem precisa realizar
No entanto, o benefício pode estar sujeito a erros, podendo até mesmo ser negado. Portanto, se recomenda que em caso de deferimento verifique a carta de concessão para saber o que o órgão levou em consideração e a renda mensal inicial alegada.
Benefício INSS: qual o objetivo da análise automatizada?
O objetivo da análise automatizada do benefício INSS é agilizar o procedimento e também reduzir a fila de espera de solicitações que a cada dia cresce ainda mais. Neste ano de 2023, por exemplo, a aposentadoria por idade e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) lideram com o maior número de pedidos em espera.
Leia em seguida: Você tem 52 anos ou mais? ESTE BANCO está liberando R$2.419 – Veja como receber
No mês de abril, o benefício do auxílio-doença e outros que precisam passar por perícia médica, acumulou 1,2 milhão de pedidos aguardando serem analisados.
Como ter mais chances de receber o benefício de aposentadoria do INSS de forma automática?
Existem formas de aumentar as chances de receber o benefício INSS de forma automática. Desse modo, estar bem organizado e verificar o extrato do CNIS se torna indispensável. Sem dúvidas, esse documento é um dos mais importantes ao solicitar a aposentadoria, pois ele irá orientar o órgão a determinar o valor correto dos benefícios.
Leia em seguida: INSS ESTÁ PAGANDO R$6.000 pelo CELULAR – VEJA como RECEBER
Existem aspectos como a concordância entre salários e holerites e a identificação de eventuais pendências que podem ser avaliados nesse registro. Portanto, quando você identificar um erro pequeno ou grave no CNIS, agende uma Atualização de Dados Cadastrais do Beneficiário através do Meu INSS.
Por fim, com esses devidos cuidados, você vai aumentar suas chances de ter o benefício do INSS concedido de forma automática.
Leia em seguida: OFICIAL: INSS divulga novas regras de pensão por morte – Descubra as regras
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!