Não é incomum que contas bancárias fiquem inativas após a morte de seu titular e o dinheiro fique esquecido nos bancos. Se você é dependente ou herdeiro de alguém que faleceu, você deve se perguntar sobre como funciona o processo de acesso a esses recursos.
Forneceremos um guia sobre como lidar com o dinheiro esquecido nos bancos devido ao falecimento do titular da conta, especialmente em relação às cotas PIS/PASEP. Acompanhe e esclareça suas dúvidas.
De onde vem o dinheiro esquecido nos bancos?

Os recursos provenientes das cotas PIS/PASEP são a principal fonte de dinheiro esquecido nos bancos. Antes da legislação atual, as cotas de abono salarial funcionavam como o FGTS – um fundo emergencial acessível apenas sob condições específicas.
Leia mais: Revisão da Vida Toda: Entenda as Atualizações e os Novos Desdobramentos do INSS
Porém, o Governo Federal liberou o saque total para quem trabalhou entre 1971 e 1988. Infelizmente, muitos faleceram antes dessa liberação, deixando valores ainda não sacados em suas contas.
Essas quantias estão disponíveis para saque pelos dependentes ou herdeiros até 5 de agosto de 2023. Caso o prazo seja ultrapassado, o arquivo deve ser reivindicado diretamente à União no prazo máximo de cinco anos. Após este período, o dinheiro retorna ao tesouro público e passa a compor o teto de gastos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Como sacar o PIS/PASEP de pessoas falecidas?
Trazer um pouco de calma nesse momento de desafio é o fato de que o acesso a estes valores pode ser feito on-line, usando o aplicativo FGTS para Android e iOS, sem a necessidade de comparecer ao banco.
Depois de acessar o aplicativo, vá para a opção “Meus saques”, escolha “Outras opções” de saque e selecione “PIS/PASEP – Falecimento do trabalhador”. Mas lembre-se de que você precisará de alguns documentos para reivindicar o valor:
Leia mais: INSS Bonifica Aposentados com R$1980: Você Está Ciente Desta Iniciativa?
- Identidade do titular da conta;
- Certidão do PIS/PASEP ou do FGTS emitida pela Previdência Social para dependentes que recebem pensão por morte;
- Declaração de dependente com direito à pensão;
- Certidão de óbito.
Caso não consiga acessar o aplicativo, você pode dirigir-se a uma agência da Caixa Econômica, onde lhe fornecerão instruções para realizar o saque.
Quer saber mais sobre dinheiro esquecido nos bancos?
Confira nosso canal no YouTube para mais dicas e conselhos sobre como lidar com dinheiro esquecido nos bancos. Também convidamos você a seguir nossas páginas no Instagram e no Facebook para informações diárias gratuitas. Não deixe um centavo para trás!
Leia mais: Grupo de beneficiários do INSS pode receber R$6.000 por erro na revisão de cálculo
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!