Com novembro de 2024 chegando, aposentados e pensionistas do INSS podem se organizar para o tão esperado 13º salário, especialmente quem não recebeu a antecipação no primeiro semestre devido à concessão do benefício após abril. Esse pagamento é uma ótima oportunidade para equilibrar as finanças, especialmente para cobrir despesas do fim de ano ou poupar para imprevistos.
Quem Recebe o 13º Salário do INSS em Novembro?
O 13º salário é destinado aos segurados do INSS que recebem os seguintes benefícios:
- Aposentadoria
- Pensão por Morte
- Auxílio por Incapacidade Temporária
- Auxílio-Reclusão
- Auxílio-Acidente
Vale lembrar que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não inclui o pagamento do 13º, pois é um auxílio assistencial. Este ano, todos que tiveram seu benefício concedido após abril e, portanto, não tiveram direito à antecipação, receberão o 13º em novembro.
Como Consultar o Número do Benefício do INSS?
Para acompanhar o pagamento, é importante ter o número do benefício em mãos, que você pode encontrar em:
- Carta de Concessão
- Cartão de Pagamento Mensal
- Extrato de Pagamento do INSS
Essas informações também podem ser obtidas pela central de atendimento 135 ou pelo portal Meu INSS.
Qual é o Valor do 13º Salário do INSS?
O valor do 13º salário para 2024 segue o salário mínimo vigente, de R$ 1.412,00, enquanto o valor máximo permitido para quem recebe o teto do INSS é de R$ 7.786,02, conforme a Portaria Interministerial MTP/ME Nº 26 de janeiro de 2024. Esse valor extra permite aos beneficiários maior flexibilidade para quitar dívidas, investir em necessidades do lar ou guardar para emergências.
Como o INSS Informa os Beneficiários sobre o Pagamento?
O INSS comunica os segurados sobre o pagamento do 13º salário pelos canais oficiais, como o Meu INSS e a central de atendimento 135. Para informações mais rápidas, canais especializados como o João Financeira no YouTube e Instagram são ótimas fontes de atualização.