O empréstimo consignado é a linha de crédito mais utilizada pelos aposentados do INSS. As parcelas são descontadas diretamente do benefício da Previdência Social, assim você não precisa se preocupar com emissão de fatura ou realização de transferências bancárias. Esse empréstimo vai mudar em breve, confira.
O anúncio foi feito pelo Instituto Nacional de Segurança Social mudanças no crédito consignado para aposentados e pensionistas. As mudanças foram pensadas para trazer maior segurança à população, evitando golpes.
Mudanças no empréstimo consignado do INSS

Segundo o INSS, a partir de 1º de janeiro de 2025, o empréstimo consignado pode ser desbloqueado antes de 90 dias para novos titulares. Atualmente os novos benefícios são concedidos em bloco de três meses (90 dias).
Com essa mudança o beneficiário poderá solicitar o crédito no mesmo banco onde o benefício está depositado. Com essa disposição, segundo o INSS, ninguém poderá contrair empréstimo em nome dos proprietários apenas ele mesmo. Para empréstimos de bancos diferentes daquele onde é feito o depósito, será necessário aguardar o término do prazo de 90 dias.
No entanto, a regra de compromisso de rendimento continua a ser mantida, sendo a única É possível comprometer até 45% do benefício em um empréstimo 35% para empréstimos pessoais, 5% para cartões de crédito e 5% para cartões de benefícios. Para proprietários de Benefício de Prestação Continuada (BPC): O comprometimento máximo da renda chega a 35%.
Como consultar o boleto de empréstimo do INSS?
A orientação do Instituto é para que os portadores dos cartões fiquem atentos aos descontos que são aplicados em seus benefícios, para isso basta seguir os passos abaixo:
- Faça login no aplicativo ou Site do meu INSS
- Role para baixo e selecione a opção “Taxas de empréstimo na entrega”.
- A lista de bancos e suas respectivas taxas serão carregadas na próxima página.
- Para ver mais detalhes, basta clicar em “Ver mais”