O prazo para resgatar o “dinheiro esquecido” no Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central está chegando ao fim. A quarta-feira, 16 de outubro, é o último dia para os cidadãos solicitarem o resgate dos valores a que têm direito. Após essa data, os valores não reclamados poderão ser incorporados aos cofres do Tesouro Nacional, conforme comunicado do Ministério da Fazenda.
Como sacar o ‘dinheiro esquecido’?

Para saber se você tem algum valor a receber, siga este passo a passo:
- Acesse o site oficial: https://valoresareceber.bcb.gov.br.
- Clique em “Consulte se tem valores a receber”.
- Insira os seus dados e clique em “Consultar”.
- Caso haja valores, clique em “Acessar o SVR” e faça login com sua conta gov.br (nível prata ou ouro).
- Após o login, acesse a opção “Meus Valores a Receber”, aceite o Termo de Ciência, e veja os detalhes dos valores a receber e da instituição que fará a devolução.
- Escolha a opção “Solicitar por aqui” e selecione uma chave Pix para receber o valor (ou por TED). O prazo de devolução é de até 12 dias úteis.
O que é o Sistema de Valores a Receber (SVR)?
O SVR é uma plataforma do Banco Central que permite a consulta de valores esquecidos em bancos, consórcios ou outras instituições financeiras. O sistema também possibilita o resgate de valores de pessoas falecidas, desde que o solicitante seja herdeiro ou tenha a devida autorização legal.
Maiores resgates já feitos
- Em março de 2023, o maior resgate feito por uma empresa foi de R$ 3,3 milhões.
- Em julho de 2023, uma pessoa física retirou R$ 2,8 milhões.
- O maior valor disponível para saque de uma única pessoa física é de R$ 11,2 milhões, enquanto entre empresas o valor chega a R$ 30,4 milhões.
Como resgatar valores de pessoas falecidas?
O processo de resgate para pessoas falecidas é semelhante ao de pessoas vivas. O solicitante, que deve ser herdeiro, inventariante ou representante legal, precisa:
- Acessar o SVR com a conta gov.br do herdeiro.
- Na opção “Valores para Pessoas Falecidas”, digitar o CPF e a data de nascimento da pessoa falecida.
- Aceitar o Termo de Responsabilidade e entrar em contato com a instituição indicada para fornecer a documentação necessária.
O que acontece após o fim do prazo?
Caso o prazo de 16 de outubro seja perdido, ainda haverá outros 30 dias para contestar o recolhimento dos valores, de acordo com edital a ser publicado pelo Ministério da Fazenda. Após esse período, os valores poderão ser definitivamente incorporados ao Tesouro Nacional.