Você já se perguntou se pode ter algum dinheiro esquecido em contas bancárias? Essa situação é mais comum do que se imagina. Muitas vezes, valores são esquecidos em contas, consórcios ou instituições financeiras. O Banco Central (BC) disponibiliza um sistema para consultar e resgatar esses valores. Vamos explorar como esse processo funciona e o que fazer para garantir que seu dinheiro não fique para trás.
Em julho de 2024, a soma dos valores esquecidos registrados no sistema do BC era de R$ 8,56 bilhões. Este número apenas confirma a relevância de consultar regularmente suas possíveis pendências financeiras. Adotar essa prática pode significar mais dinheiro no seu bolso do que você poderia imaginar.
Como Consultar e Resgatar Seu Dinheiro Esquecido?

O primeiro passo para verificar se você tem algum dinheiro esquecido é acessar o sistema do Banco Central. Caso o seu saldo disponível se confirme, será necessário fornecer uma chave PIX para que o valor possa ser devolvido para você. Não tem uma chave cadastrada? Não se preocupe, você pode entrar em contato diretamente com a instituição financeira para combinar outra forma de recebimento.
Se preferir, você pode criar uma nova chave PIX e então retornar ao sistema para fazer a solicitação de devolução. O processo é claro e garante que você receba o dinheiro direito em sua conta.
Posso Consultar Valores de Pessoas Falecidas?
A resposta é sim. Tornou-se necessário que herdeiros, inventariantes, testamenteiros ou representantes legais realizem a consulta de valores esquecidos em nome de pessoas falecidas. Entretanto, há a obrigatoriedade de se preencher um termo de responsabilidade para essa consulta. Caso os valores estejam realmente disponíveis, é preciso seguir os procedimentos definidos pela instituição correspondente.
Esta é uma pergunta válida e que pode ajudar muitos a administrarem de forma mais eficaz o patrimônio deixado por entes queridos.
Qual é o Prazo Para Resgatar Esses Valores?
O prazo para resgate desses valores é relativamente curto. De acordo com a lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 16 de setembro de 2024, há um período de até 30 dias após a publicação da lei para que os titulares reclamem os recursos esquecidos. Após esse prazo, os valores serão transferidos para o Tesouro Nacional.
Se você sentir que precisa disputar essa questão, pode recorrer à Justiça. O prazo para contestações judiciais é de até seis meses depois da publicação da lei. Dessa forma, há tempo hábil para que todos possam analisar suas situações específicas e agir, se necessário.
Como Evitar Dinheiro Esquecido nas Contas?
-
- Mantenha um controle regular das suas contas bancárias.
-
- Verifique periodicamente possíveis saldos em contas inativas.
-
- Cadastrar uma chave PIX em todas as suas contas facilita resgates futuros.
-
- Em caso de falecimento, os herdeiros devem ser informados sobre todas as contas e investimentos da pessoa falecida.
Com essas dicas, você pode evitar que seus valores fiquem “esquecidos” em contas bancárias e garantir que o seu patrimônio esteja sempre ao seu alcance. Afinal, cuidado e atenção são essenciais quando o assunto é finanças pessoais. Por isso, não deixe de checar se você possui algum valor adicional disponível.