Atualmente, muitas famílias com direito ao Bolsa Família estão passando por diversos problemas relacionados a fraudes e saques indevidos. Como resposta a esses casos o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou novas diretrizes que visam resguardar os beneficiários.
Confira a seguir quais diretrizes são essas, e como elas pretendem reforçar a segurança ao beneficiário do Bolsa Família.
Beneficiários do Bolsa Família enfrentam frequentes casos de golpe
No Informe nº 53, que saiu no dia 28 de agosto de 2024, o MDS esclarece os passos que os beneficiários devem seguir para contestar transações suspeitas. As novas orientações pretendem assegurar que as famílias possam acessar seu benefício do Bolsa Família de forma segura e sem contratempos.
É normal termos dúvidas quanto a segurança do Bolsa Família. Devido a isso, vale lembrar que o MDS não envia links por SMS ou e-mail para comunicação. Todos os comunicados oficiais são enviados por meio do extrato bancário e através do app Bolsa Família, o que ajuda a proteger os beneficiários contra fraudes.
Dessa forma, o ministro Wellington Dias afirma que qualquer suspeita de fraude, os beneficiários precisam informar imediatamente a Caixa Econômica Federal (CEF) e registrar um boletim de ocorrência.
O procedimento é essencial para que todas as medidas adequadas sejam tomadas, bem como para possibilitar o ressarcimento, caso se confirme um erro no sistema. O MDS utiliza exclusivamente canais oficiais para prevenir fraudes.
As autoridades estaduais e municipais são previamente comunicadas quanto mensagens de SMS ou WhatsApp. Vale ressaltar também que o Bolsa Família não realiza chamadas telefônicas sobre questões do programa.
Para maiores esclarecimentos, os beneficiários precisam entrar em contato com a Central de Relacionamento do MDS pelo número 121. Se por acaso houver suspeita de invasão do celular, é recomendado também registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou através do site da polícia.
Como contestar o Bolsa Família roubado?

Por fim, visando solucionar problemas com movimentações indevidas no Bolsa Família, o MDS oferece três formas de contestação:
- Presencialmente: você pode dirigir-se a uma agência da Caixa Econômica Federal com seu CPF e um documento de identificação com foto.
- Pelo aplicativo Caixa TEM:
- Acesse o aplicativo Caixa TEM.
- Vá para o menu de ajustes.
- Selecione “minha conta”.
- Clique em “contestar transação”.
- Informe o valor da transação e responda às perguntas de segurança.
- Você verá a mensagem “Contestação solicitada com sucesso”. A análise pode levar até 10 dias úteis.
- Por telefone: ou ligando para o SAC da Caixa no 0800 726 0101 e escolha a opção 6. Informe o CPF, número da conta, data e valor da transação questionada. O atendente vai realizar perguntas de segurança e registrará a sua contestação.
Datas de pagamento do Bolsa Família de setembro
Por fim, os pagamentos aos beneficiários do Bolsa Família no mês de setembro estão chegando ao fim! A maioria dos beneficiários já recebeu, confira a seguir quando o seu deverá cair em conta.
Os pagamentos serão realizados conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário. Confira quem ainda vai receber:
NIS final 1:17 de setembro;NIS final 2:18 de setembro;NIS final 3:19 de setembro;NIS final 4:20 de setembro;NIS final 5:23 de setembro;NIS final 6:24 de setembro;- NIS final 7: 25 de setembro;
- NIS final 8: 26 de setembro;
- NIS final 9: 27 de setembro;
- NIS final 0: 30 de setembro.