Os segurados do INSS têm um motivo para comemorar em novembro de 2024: um pagamento extra será depositado. Essa medida visa beneficiar especificamente cinco grupos de beneficiários. Quer saber se você está contemplado? Continue acompanhando para entender mais sobre este bônus.
Recentemente, muitos beneficiários ficaram com dúvidas sobre a elegibilidade ao 13º salário, especialmente aqueles que tiveram seus benefícios aprovados após abril. A boa notícia é que todos serão contemplados. Vamos detalhar como funcionará essa distribuição e quem poderá receber.
Quem Tem Direito ao 13º Salário do INSS em 2024?

Em março de 2024, o governo sancionou a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas. Os primeiros pagamentos foram processados entre abril e maio. No entanto, quem não recebeu nesse período, poderá contar com o valor até o final do ano.
Quem Receberá o 13º Salário do INSS?
O bônus será destinado aos seguintes grupos:
- Beneficiários de aposentadoria
- Beneficiários de pensão
- Pessoas com auxílio por incapacidade temporária
- Indivíduos que recebem auxílio-reclusão
- Mães beneficiadas com salário-maternidade
É essencial lembrar que aqueles que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não têm direito ao 13º salário. Já para quem recebe o salário-maternidade, o valor do 13º será proporcional e pago junto com a última parcela do benefício.
Pagamento do 13º Salário do INSS em 2024: Quando Será?
Desde 2020, por causa da pandemia de Covid-19, o pagamento do 13º salário para os segurados do INSS tem sido antecipado como medida de estímulo econômico. Em 2024, essa prática foi mantida, resultando em uma injeção de R$ 67,6 bilhões na economia, de acordo com o Ministério da Previdência.
Para aqueles que não receberam o pagamento antecipado no primeiro semestre, o governo assegurou um orçamento específico para garantir o 13º salário a todos os beneficiários até o final do ano.
Como Será o Pagamento para Quem Não Recebeu Antecipadamente?
Os segurados que tiveram seus benefícios aprovados após abril e, portanto, não receberam o 13º salário antecipado, terão o valor creditado até o final do ano. Segundo o próprio INSS, “o 13º salário desses beneficiários será pago conjuntamente com a folha de novembro/2024, entre 25 de novembro e 6 de dezembro de 2024, ou no mês de cessação do benefício, caso ocorra antes de dezembro.”
O montante será proporcional ao período de recebimento do benefício durante 2024.
Calendário de Pagamento do 13º Salário do INSS
Os beneficiários devem estar atentos ao calendário de pagamentos divulgado pelo INSS para garantir que receberão o 13º salário. As datas importantes são:
- De 25 de novembro a 6 de dezembro de 2024
- Durante o mês de cessação do benefício, se ocorrer antes de dezembro de 2024
Se você pertence a um dos grupos com direito ao pagamento, verifique seu extrato bancário e acompanhe os comunicados oficiais do INSS. Este pagamento extra pode trazer um alívio significativo nas finanças de final de ano.
Para mais detalhes e atualizações, consulte regularmente os anúncios do INSS e assegure-se de não perder a chance de receber esse valor extra em novembro.