O famoso sistema de pagamento instantâneo do Banco Central do Brasil, PIX, foi de fato uma transformação na forma como pagamos no Brasil. Pelo menos 136 milhões de brasileiros utilizam o PIX todos os dias por conta da sua praticidade e rapidez. Contudo, essa inovação não passou muito tempo longe da mira dos golpistas.
O golpe do PIX agendado é um dos mais novos formatos de golpes aplicados por meio desse sistema. Ainda que o BC conte um forte mecanismo de proteção para essa opção de pagamento, golpistas tiram a criatividade de lugares inimagináveis para explorar vulnerabilidades e enganar os usuários de maneiras cada vez mais surpreendentes.
Ter conhecimento das armadilhas mais famosas auxilia a evitar que seu patrimônio caía nas mãos erradas.
O que é o Golpe do PIX Agendado?
O golpe do PIX agendado ocorre uma vez que o fraudador realiza o agendamento de uma transferência para uma data futura, mas “enrola” a vítima, fazendo-a acreditar que o pagamento foi realizado imediatamente.
Para o golpe, é utilizado um comprovante de agendamento falso, pelo qual o golpista convence o vendedor ou prestador de serviços a liberar o produto, ou serviço, sem que o dinheiro tenha realmente saído da conta.
A tática é muito perigosa, pois, muitas pessoas não consultam seus comprovantes com atenção e, por isso, acabam liberando a mercadoria ou serviço sem a certeza que receberam o pagamento, resultando em prejuízos financeiros.

Como Evitar o Golpe do PIX Agendado?
Para se proteger contra o Golpe do PIX agendado, basta seguir algumas recomendações simples, mas eficazes, fornecidas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban):
- Verifique o crédito na conta: Antes de liberar qualquer produto ou serviço, confirme se o valor foi realmente creditado em sua conta.
- Resista à pressão: Não se apresse em liberar a mercadoria, mesmo que o comprador tenha urgência.
- Cheque os detalhes: Analise a data e hora da transferência com atenção para detectar possíveis agendamentos futuros.
- Adote autenticação em duas etapas: Implementar essa medida adicional de segurança pode ajudar a proteger suas transações.
Quais Ações Adicionar para Evitar Golpes com o PIX?
Pensando em evitar tanto o golpe do PIX agendado, quanto os demais golpes relacionados ao pagamento, é fundamental adotar medidas de segurança práticas. Aqui estão algumas dicas importantes:
- Proteja suas informações pessoais: Jamais compartilhe senhas ou códigos de segurança com terceiros.
- Mantenha seus aplicativos bancários atualizados: Atualizações frequentemente trazem melhorias de segurança essenciais.
- Ative a autenticação em duas etapas: Isso adiciona uma camada extra de proteção às suas transações.
A partir desses cuidados, suas transações via PIX serão realizadas com muito mais zelo, reduzindo as chances de se tornar alvo de golpes.
Como o PIX Transformou as Finanças dos Brasileiros?
Após o seu lançamento, o PIX mudou drasticamente o comportamento financeiro dos brasileiros. Entre os meses de março de 2021 e março de 2022, a quantidade de usuários que realizam pelo menos 30 transferências mensais via PIX aumentou em 809%.
Além disso, a quantidade de pessoas que recebem mais de 30 transações mensais aumentou 464%. Esses dados nos mostram como o PIX se tornou realmente parte da vida dos brasileiros.
Com a crescente preferência por transações digitais, 70% das operações bancárias agora são realizadas online. O uso de aplicativos bancários subiu 72%, refletindo a popularidade cada vez maior do mobile banking.
Como Usar a Chave PIX com Segurança?
Por fim, o PIX está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, e permite transferências em tempo real. Para utilizar a opção, é necessário cadastrar uma chave, que pode ser:
- E-mail;
- Número de celular;
- CPF ou CNPJ;
- Chave aleatória.
Além isso, é possível também realizar pagamentos via QR codes, ampliando ainda mais a conveniência. Por mais que seja rápido e fácil de usar, é indispensável estar em conformidade com as regras de segurança para garantir uma experiência sem riscos.
Ao seguir essas recomendações, é possível realizar transações financeiras via PIX com mais segurança e tranquilidade.