O PIS/Pasep 2024 referente ao ano-base de 2022, realiza repasses de até um salário mínimo (R$ 1.412) encerrou seus pagamentos desse ano entre os dias 15 de fevereiro a 15 de agosto. No entanto, quem ainda não recebeu tem a oportunidade de fazê-lo de uma maneira bem simples.
A seguir, confira como realizar a consulta do PIS/Pasep 2024.
Como consultar o PIS/Pasep 2024?

A consulta para descobrir se pode receber os repasses do PIS/Pasep 2024 no novo calendário foi aberta no dia 5 de fevereiro, através do app Carteira de Trabalho Digital ou no portal Gov.br. Assim, trabalhadores brasileiros podem consultar se têm valores a receber de anos anteriores.
Carteira de Trabalho Digital
Disponível para download na Play Store, e na App Store:
- Faça o download do app Carteira de Trabalho Digital;
- Logo em seguida realize o cadastro com seu login da conta Gov.br, com CPF e senha;
- Clique na área de contratos de trabalho, na parte inferior da tela e selecione o ícone “+” ao lado de qualquer um de seus contratos de trabalho registrado.
Aplicativo Caixa Trabalhador
O trabalhador que desejar obter maiores informações quanto o PIS, pode consultar seu cadastro no app Caixa Trabalhador. Por meio deste, é possível descobrir tudo sobre o abono salarial e o seguro-desemprego, conferir o calendário de pagamentos, consultar as parcelas liberadas e esclarecer dúvidas.
O app está disponível para Android na Play Store, e na App Store.
- Baixe o o aplicativo Caixa Trabalhador;
- Clique na opção “acessar” e, com seu CPF, faça o login;
- Selecione a opção “Meu NIS”. Após isso, será possível consultar o número do seu PIS/Pasep.
Calendário de pagamento do PIS/Pasep 2024
Neste ano de 2024, uma mudança inédita ocorreu, o calendário de ambos benefícios foi unificado. Com isso, os beneficiários receberam os valores nas seguintes datas:
- Nascidos em maio – 15 de maio
- Nascidos em junho – 15 de maio
- Nascidos em julho – 17 de junho
- Nascidos em agosto – 17 de junho
- Nascidos em setembro – 15 de julho
- Nascidos em outubro – 15 de julho
- Nascidos em novembro – 15 de agosto
- Nascidos em dezembro – 15 de agosto
Os repasses desse ano são da parcela remanescente de 2022, que o Ex-presidente Jair Bolsonaro não quitou, devido a isso, todo o calendário anual do benefício foi atrasado para os anos seguintes. No próximo ano, o Governo pagará o PIS/Pasep ano-base 2023, e assim por diante.
Vale ressaltar também que os depósitos do PIS ocorre pela Caixa Econômica Federal. A mesma paga os valores na conta-corrente ou poupança, para quem é cliente do banco, ou na conta digital Caixa Tem, para quem não é.
O Pasep é pago aos servidores públicos ou trabalhadores de empresas estatais, por meio do Banco do Brasil. O beneficiário pode decidir se vai manter os valores na conta, ou se vai transferir os valores para outra de mesma titularidade em outras instituições financeiras, por meio dos terminais de autoatendimento do BB ou no portal www.bb.com.br/pasep, ou efetuar o saque nos caixas das agências.