A Receita Federal deverá abrir para consulta no próximo dia 23 de agosto, às 10h, o sistema para consulta do novo lote da restituição do Imposto de Renda 2024. Desta vez, o fisco estará pagando o quarto lote do imposto de renda no dia 30 de agosto. O sistema para consulta sempre abre uma semana antes.
O valor total do pagamento deve sair em breve, e os pagamentos seguirão a ordem de prioridade — idosos com mais de 80 anos; idosos entre 60 e 79 anos; contribuintes com deficiência física ou moléstia grave; contribuintes cuja maior fonte da renda seja o magistério; aqueles que não tem prioridade legal, mas utilizaram a Declaração Pré-preenchida ou optaram por receber a restituição via PIX e contribuintes priorizados em razão do estado de calamidade decretado no Rio Grande do Sul (RS).
Como é feito o pagamento da restituição do IR?

O pagamento do novo Lote da Restituição do Imposto de Renda ocorre em conta bancária informada pelo contribuinte na declaração. Assim, o pagamento pode ocorrer de inúmeras formas, inclusive por PIX.
O montante é atualizado pela taxa Selic, acumulada a partir do mês seguinte ao do prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito.
Como consultar a restituição?
Para realizar a consulta do novo lote de restituição do imposto de renda, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal e verificar se sua declaração já foi processada. Por meio da plataforma, o contribuinte pode saber também em qual lote a sua restituição será paga.
Para isso, basta informar o CPF, exercício da declaração, data de nascimento e código verificador no “Consulta à Restituição”. É possível obter maiores informações também no portal de serviços da Receita, que substitui o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). É só buscar pelo “Meu Imposto de Renda” e em seguida por “Restituição do IRPF”.
Se o contribuinte não resgatar o valor da restituição no prazo de um ano, será preciso solicitar o valor por meio do Portal e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Calendário da restituição
Veja abaixo o calendário de restituição do imposto de renda ao longo de 2024:
- 1º lote: 31 de maio de 2024
- 2º lote: 28 de junho de 2024
- 3º lote: 31 de julho de 2024
- 4º lote: 30 de agosto de 2024
- 5º lote: 30 de setembro de 2024
Como saber se estou com alguma pendência no IR?
Por fim, o contribuinte também tem o direito de solicitar informações mais detalhadas a respeito da sua declaração. Para tanto, basta acessar o canal ‘Meu Imposto de Renda’, disponível no Portal e-CAC ou pelos aplicativos para smartphone e tablets.
Dessa forma, o contribuinte consegue consultar o extrato para entender o que houve com sua declaração e qual é a situação. Se for necessário, entregue uma declaração retificadora (ou seja, uma nova declaração, que corrige a anterior).
Se o resultado da declaração retificadora seja de imposto a restituir, o valor pago a mais no imposto será devolvido na conta bancária indicada na própria declaração.