Caixa Econômica revelou que tem dinheiro esperando para saque de milhares de brasileiros. No entanto, um dos principais requisitos para acessar a nova oportunidade financeira é ter trabalhado durante os anos de 1971 a 1988.
O valor esquecido ultrapassa os R$ 20 bilhões e ainda pode ser resgatado por meio do app FGTS. Quer obter maiores detalhes referente ao pagamento, para saber quem tem direito, os valores e como resgatar? Então continue conosco!
Quem tem direito aos valores?
Antes de falarmos dos valores em si, é importante que você saiba que, em 1970, nascia o Programa de Formação de Patrimonio (PASEP), visando proporcionar aos servidores públicos, civis e militares uma poupança que serviria para a sua estabilidade econômica após a aposentadoria.
Todavia, em 1988, uma mudança significativa foi implementada na Constituição Federal que alterou a finalidade do PASEP. Dessa forma, os servidores cotistas não receberam mais os repasses da União, e os valores de direito dos beneficiários não foram guardados devido a falhas administrativas.
Por conta disso, quem ingressou até setembro de 1988 têm atualmente o direito de reivindicar a correta correção monetária, e o pagamento dos valores atrasados ao Banco do Brasil.
É isso mesmo, estamos falando dos valores liberados nas cotas PIS/PASEP que, como vimos acima, não foram pagos por erros administrativos! Antes de falarmos como resgatar os valores, veja a seguir o tempo limite para resgate.
Dinheiro esquecido nas cotas PIS/PASEP

Em primeiro lugar, caso você não tenha sacado as cotas PIS/PASEP até 1988, você tem direito ao saque dessas cotas. Até pouco tempo atrás, era possível realizar o resgate por meio do app FGTS, porém, como passou o prazo de saque, os valores foram redirecionados para o Tesouro Nacional.
Ou seja, desde o final do ano passado a Caixa Econômica Federal enviou os valores do PIS/PASEP para o Tesouro Nacional! No entanto, não há com o que se preocupar! Os valores ficam retidos no fundo, por um prazo de até 5 anos, sendo assim, ainda há um longo prazo pela frente para conseguir resgatar os montantes.
Ensinaremos como no tutorial a seguir.
Passo a passo para sacar valore das cotas PIS/PASEP de 1970 a 1988 pelo Tesouro Nacional
Por fim, para regatar os valores disponíveis nas cotas PIS/PASEP de 1970 a 1988, primeiro é necessário entrar com um recurso administrativo junto à Caixa. O pedido pode ocorrer por meio do app FGTS.
Após o saque ser liberado, cai na conta indicada pelo trabalhador, podendo ela ser na própria Caixa, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Santander, entre outros. Veja a seguir o passo a passo para sacar as cotas.
- acesse a loja de aplicativos do seu celular;
- pesquise e faça download do aplicativo FGTS;
- abra o aplicativo no seu celular e clique em entrar com o seu CPF (se não possuir conta, clique em cadastrar-se após colocar seu CPF);
- clique em próximo e digite a senha para poder acessar o aplicativo;
- preencha as perguntas de segurança para garantir que é você mesmo que está acessando;
- na tela do contrato de prestação de serviços, role até o final e concorde com as condições de serviço;
- clique em continuar e confirme o seu endereço de residência ou cadastre um novo;
- clique em meus saques, depois selecione outras situações de saques;
- procure a opção PIS/PASEP e modalidade destinada ao trabalhador que possui cotas PIS/PASEP (aso seja para saque próprio, se for sacar em nome de ente falecido;
- clique em PIS/PASEP falecimento do Trabalhador tenha toda a documentação do falecido em mãos para solicitar o saque.