O INSS vai pagar um novo benefício imperdível de R$ 2.824.00 para aposentados e pensionistas, ou seja, dois salários mínimos. O montante impressionante servirá para aliviar o orçamento mensal de muitas famílias.
No entanto, nem todos terão direito de receber o pagamento. Confira a seguir quem são os beneficiários e da onde o valor vem.
Pagamento surpresa do INSS para aposentados
Quando Bolsonaro ainda estava no poder, um aposentado uma vez lhe perguntou como ficariam os pagamentos do 14º salário do INSS. O ex-presidente então afirmou que não haveria o pagamento já que seria difícil taxar e pressionar os bancos para tal.
No entanto, com toda a movimentação que estamos tendo atualmente, com o 13º sendo antecipado para o início do ano, abre um grande precedente para um intenso movimento para trazer o 14º salário de volta, no valor de até dois salários mínimos, ou os R$2.824.

O projeto de lei 4367 do 14º salário, aprovado em duas comissões da câmara dos deputados, se encontra atualmente em uma comissão especial para avaliar a possibilidade de seu pagamento. Ou seja, resta esperar para que os valores sejam liberados.
Novo pagamento do 13º salário
Nesse ano ainda, o INSS decidiu liberar mais uma parcela para o pagamento do 13º salário. Porém, nem todos vão receber os valores! O mesmo será liberado apenas aos beneficiários que não receberam a gratificação natalina esse ano.
Acontece que muitas aposentadorias e pensões foram concedidas pelo INSS apenas após abril (início do pagamento do 13º salário), por isso, apenas esses beneficiários receberão os valores, marcados para cair em novembro, em parcela única na conta desses beneficiários.
O cálculo para saber o valor do benefício é simples, basta pegar o valor que você recebe, e dividir pelo número de meses que você já recebeu/ainda vai receber esse ano. Para assegurar o montante que vai cair em conta, basta conferir no extrato de pagamento do instituto, porém, a parcela só poderá ser vista no valor, no mês de pagamento.
Revisão em massa
Por fim, O Governo esta realizando uma revisão em massa na folha de pagamento do INSS. Se fala em mais de 2 milhões de benefícios que poderão ser cortados, pois apresentam problemas na Previdência Social.
No entanto, tem algumas pessoas que estão protegidas, são elas os beneficiários da aposentadoria por invalidez, e os beneficiários de auxílio-doença estão a salvo da revisão promovida pelo governo federal.
Essa é a segunda etapa só nesse ano que ocorre o pente-fino do INSS! Assim, cartas estão sendo enviadas para os beneficiários do auxílio-doença que estão há mais de 2 anos sem perícia médica, e para os aposentados por invalidez com menos de 60 anos de idade.
Se estiver em um desses grupos, tome cuidado. São mais de 1200 benefícios que serão avaliados nessa perícia, o grande cuidado que você deve ter é se a carta é verdadeira ou falsa para não cair em golpe.