Recentemente, todos os aposentados e também pensionistas do INSS tiveram uma grande surpresa relacionada aos seus pagamentos. O atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decidiu mudar de forma definitiva os rumos do pagamento para os segurados nos próximos meses.
O petista assinou um decreto que altera significativamente o pagamento para aposentados e pensionistas do INSS. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última quarta-feira, gerando muitas expectativas entre os beneficiários.
Alteração no Pagamento do 13° Salário

O presidente Lula trouxe alívio para muitos aposentados e pensionistas ao assinar o decreto que antecipou o décimo terceiro salário. Esta novidade foi um grande alívio para todos os segurados que esperavam essa antecipação, conforme vinha sendo praticada em anos anteriores.
No entanto, uma dúvida muito comum ainda persiste: quem de fato tem direito ao benefício do décimo terceiro salário? Abaixo, esclarecemos quais grupos estão contemplados e quais não têm direito ao pagamento.
Quem tem direito ao benefício do 13° salário?
Todos os aposentados, pensionistas e demais segurados da Previdência Social estão automaticamente incluídos para o recebimento do abono anual do INSS, que já é aguardado com grande expectativa por todos os beneficiários.
- Segurados com auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença)
- Beneficiários de auxílio-acidente
- Beneficiários de auxílio-reclusão
No entanto, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS) estão inelegíveis para o pagamento do 13° salário do INSS.
Quando serão feitos os pagamentos do 13° salário?
O calendário de pagamentos atualizado é essencial para que os beneficiários não percam as datas. A primeira parcela corresponderá a 50% do benefício e será paga no mês de abril.
A segunda parcela, que corresponde à diferença entre a quantia integral do abono anual e o valor da primeira parcela, será paga juntamente com os benefícios da competência de maio.
Com esses pagamentos, aproximadamente 33 milhões de beneficiários devem receber o repasse. Isso irá injetar cerca de R$ 66 bilhões na economia durante o primeiro semestre de 2024, proporcionando um alívio financeiro significativo para muitas famílias.
Quais são as mudanças publicadas no Diário Oficial da União?
Além da antecipação do décimo terceiro salário, o decreto publicado no Diário Oficial da União trouxe vários outros pontos relevantes, que devem ser analisados por todos os segurados.
- Alteração nos critérios para recebimento de alguns benefícios
- Detalhamento das novas regras e prazos para solicitações
- Atualização das diretrizes de avaliação para concessão dos benefícios
Essas mudanças refletem um esforço renovado do governo em ajustar os pagamentos e benefícios para garantir o melhor para todos os segurados.
Por que essas mudanças são importantes?
Essas alterações são cruciais porque afetam milhões de brasileiros que dependem desses benefícios para seu sustento. A antecipação do décimo terceiro salário, por exemplo, traz um conforto financeiro imediato.
A criação de critérios mais claros e prazos definidos também torna o processo mais transparente e eficiente, reduzindo incertezas e possíveis atrasos nos pagamentos.
Para mais detalhes sobre essas e outras mudanças importantes, continue acompanhando o nosso blog. Estamos sempre trazendo informações atualizadas sobre o INSS, política, economia e entretenimento para mantê-lo informado sobre todas as novidades.