Saiba como vai funcionar a prova de vida INSS julho após mudanças implementadas no começo deste ano. Veja em seguida.
A obrigatoriedade da realização da prova de vida se aplica a aposentados, pensionistas e beneficiários dos auxílios oferecidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dessa forma, bus-case verificar a existência do segurado, com o intuito de prevenir fraudes e pagamentos indevidos.
Inicialmente, os beneficiários precisavam comparecer pessoalmente à agência bancária responsável pelo pagamento do benefício. Podendo ter o pagamento suspenso em caso de não comparecimento.
No entanto, ocorreram mudanças significativas na prova de vida do INSS referente ao mês de julho de 2023. Continue acompanhando para ficar por dentro de todas as informações!
Prova de vida do INSS em 2023 passa por mudanças

A prova de vida desempenha um papel indispensável para a segurança e a consistência dos pagamentos realizados pelo INSS. Nesse sentido, todos os benefícios de longa duração oferecidos pelo órgão, requerem a realização anual do procedimento.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Neste ano de 2023, conforme estabelecido na Portaria n.° 1.408 do INSS, a verificação da existência dos beneficiários passou a ser realizada diretamente pelo próprio Instituto. Utilizando, para isso, o cruzamento de dados em bancos de dados governamentais.
Portanto, para fazer a prova de vida do mês de julho, o segurado não precisa mais ir até a agência bancária, a menos que o INSS não consiga obter essa confirmação de forma automática. Caso isso ocorra, o beneficiário vai receber uma notificação.
Leia em seguida: Benefícios do INSS vão ser pagos Automaticamente – Veja como vai funcionar
Atos considerados prova de vida INSS julho
- Uso do site ou aplicativo Meu INSS;
- Contratação de empréstimo consignado por meio de reconhecimento biométrico;
- Comparecimento em uma agência do INSS;
- Realização da perícia médica do INSS;
- Vacinação;
- Atualização do CadÚnico;
- Recebimento de benefício por reconhecimento biométrico;
- Participação nas eleições, entre outros.
Leia em seguida: Surpreendente! Nova lei para idosos traz 7 direitos pouco conhecidos. Aproveite agora!
Prova de vida INSS julho: como saber se meu nome está na lista?
Como mencionamos, o INSS coletará essas informações dos órgãos competentes e realizará uma comparação com os dados já cadastrados em sua base de dados, para fazer a prova de vida referente ao mês de julho.
Leia em seguida: Carteira assinada? Caixa Econômica paga 2 tipos de abono PIS PASEP em 2023. Descubra como receber!
Desse modo, apenas se não for possível localizar atos praticados pelo segurado é que seu nome vai constar na lista de regularização. Consequentemente, uma notificação vai ser encaminhada, informando sobre a necessidade de fazer o procedimento.
Notificação
O beneficiário pode receber notificações por meio do aplicativo Meu INSS, da Central de Atendimento 135 ou diretamente do banco, com orientações para realizar ações que permitam sua identificação na base de dados. Mas se o segurado não responder à notificação em até 60 dias, um dos servidores do órgão deve ir até a sua residência.
Leia em seguida: Aposentados, comemorem! Descubra as 3 surpresas liberadas especialmente para vocês
Desse modo, manter o endereço e o telefone para contato atualizado em seu cadastro no Meu INSS é de extrema importância. Vale destacar que os beneficiários ainda podem ir até a agência bancária fazer a prova de vida INSS de julho, contudo, se tornou opcional, após a automatização do procedimento.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!

