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Início INSS

Atualização Cadastral do INSS: O Que Mudou e Como Fazer

Mariela Nascimento Por Mariela Nascimento
agosto 2, 2024
Em INSS
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Ter certeza que não é necessário realizar uma atualização cadastral no INSS é de suma importância para continuar recebendo os pagamentos do instituto. 

Fora os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios, os trabalhadores também podem ter um cadastro na plataforma e acessar as funcionalidades gratuitamente, caso precisem.

Veja a seguir o passo a passo para atualizar os dados cadastrais do INSS e mantenha seu acesso.

Por que é importante manter os dados atualizados no INSS?

Primeiramente, manter a atualização cadastral do INSS em dia é indispensável para ter acesso a todas as ferramentas e serviços disponibilizados pela Previdência Social. 

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Além disso, os beneficiários do INSS devem realizar a atualização cadastral recorrente se não quiserem ficar sem receber seu benefício. Por isso, trabalhadores de carteira assinada podem ter um cadastro no sistema para facilitar a verificação do tempo que falta para se aposentar e fazer a simulação da aposentadoria.

Atenção: O trabalhador que tem contribuições com a previdência, mas percebeu que nem todas as contribuições foram registradas, precisa solicitar a correção para ter o cálculo da aposentadoria correto.

Atualização cadastral do INSS, veja como fazer facilmente!
Atualização cadastral do INSS, veja como fazer facilmente! (Fonte: Edição / Jornal JF)

Quem deve realizar a atualização dos dados cadastrais?

Fora os aposentados e pensionistas, pessoas que recebem auxílio ou outro benefício do INSS também precisam realizar a atualização. Os principais são:

  • Auxílio-Doença;
  • Auxílio-Acidente;
  • Salário-Maternidade;
  • Benefício de Prestação Continuada e outros benefícios.
  • Oportunidade: Portabilidade de empréstimo consignado

Documentos necessários para atualizar os dados no INSS

Antes de falamos quais os documentos necessários, é preciso ter conhecimento de quais são os dados cadastrais que podem ser alterados, confira:

  • Alteração de nome (devido a uma separação ou emissão de nova certidão de casamento);
  • Alteração de e-mail ou telefone para contato;
  • Atualização da atividade (no caso de Empregado Doméstico, Contribuinte Individual, Facultativo ou Segurado Especial);
  • Mudança de endereço.

De toda forma, a documentação para atualizar a plataforma é:

  • Documento de identificação com foto;
  • CPF
  • Título de eleitor;
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento.

Atenção: Pessoas que são representantes legais ou procurador devem apresentar:

  • Procuração;
  • Termo de representação legal (curatela, tutela ou termo de guarda);
  • Documento de identificação com foto;
  • CPF.

Outros documentos importantes para a atualização cadastral são:

  • Extrato de empréstimo consignado;
  • Extrato de pagamento de benefícios;
  • Extrato para Imposto de Renda;
  • Extrato previdenciário (Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS);

Como fazer a atualização dos dados cadastrais do INSS?

Para atualizar seus dados cadastrais no INSS, siga estes passos:

  • Acesse o portal Meu INSS e faça login.
  • Escolha “Agendamentos/Solicitações”.
  • Clique em “novo requerimento”.
  • Busque por “dados” e selecione “atualização dos dados cadastrais”.

Fique atento e acompanhe a sua solicitação

Por fim, é importante ter ciência de como anda a sua solicitação, para isso, o próprio INSS emite alertas, e questiona se você deseja acompanhar o andamento da solicitação.

Portanto, para acompanhar a solicitação, basta ligar para o número 135, ou acessar o site e app Meu INSS. Porém, ao selecionar “Sim” a autarquia irá encaminhar e-mails notificando quanto ao processo.

Nesse sentido, mantenha o olho aberto em seu e-mail e também na caixa de spam.

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