Você tem carteira assinada? Confira essa novidade! Brasileiros tem direito a 2 tipos diferentes de abono PIS PASEP. Confira em seguida.
Abono normal do PIS PASEP
Os pagamentos anuais do abono normal do PIS e do PASEP, referentes ao ano-base de 2021, estão sendo realizados regularmente todos os meses em 2023 para os trabalhadores elegíveis.
Dessa forma, é relevante enfatizar que a Caixa Econômica Federal é incumbida de efetuar os pagamentos do PIS aos colaboradores do setor privado. Já o Banco do Brasil assume a responsabilidade de transferir os valores devidos aos servidores públicos por meio do PASEP.
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Para ficar elegível para receber o abono salarial, o trabalhador precisa estar registrado no PIS PASEP por no mínimo cinco anos. Além disso, se faz necessário ter recebido um valor de até dois salários mínimos mensais durante o ano-base, o qual se refere ao ano de 2021.
Outro requisito é que, no ano de 2021, o trabalhador deve ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias consecutivos, seja como empregado com carteira assinada ou como servidor público. Vale ressaltar que os valores pagos correspondem ao número de meses trabalhados.
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Calendário de pagamento do abono PIS PASEP 2023

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Cotas do abono PIS PASEP
As cotas do abono PIS PASEP estão disponíveis para saque em 2023 pelos brasileiros que trabalharam no setor público ou na iniciativa privada entre os anos de 1971 e 1988. Desse modo, para acessar todas as informações, siga o seguinte passo a passo:
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1.° – Faça o download do aplicativo FGTS em seu celular, disponível para Android e iOS;
2.° – Se você tiver valores esquecidos, uma mensagem indicando “Você possui saque disponível” será exibida. Clique nessa mensagem;
3.° – Em seguida, selecione a opção “Solicitar o saque do PIS/PASEP”;
4.° – Verifique todas as informações fornecidas;
5.° – Por fim, confirme o saque das cotas do abono salarial.
No caso de um trabalhador falecido que tinha direito às cotas do abono PIS PASEP, o procedimento é um pouco diferente para que os herdeiros possam acessar os valores. Veja abaixo o procedimento a ser seguido:
1.° – Acessar o aplicativo FGTS;
2.° – Clicar na opção “Meus saques”;
3.° – Selecionar “Outras Situações de Saque”;
4.° – Clicar em “PIS/PASEP – Falecimento do Trabalhador”;
5.° – Separar os documentos solicitados e posteriormente fazer o pedido de resgate dos valores esquecidos.
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