Pela primeira vez na história, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adotou um procedimento inovador ao conceder um benefício de pensão por morte de maneira automatizada. Veja em seguida mais informação.
Benefício INSS: Pensão por morte concedida automaticamente

O Instituto realizou de forma automatizada a concessão de uma pensão por morte solicitada por um segurado morador da cidade do Rio de Janeiro. Essa automação tem como objetivo agilizar a análise de benefício do INSS, sendo que essa categoria específica representa a terceira maior demanda na fila de requerimentos.
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Nesse sentido, é importante ressaltar que a pensão por morte urbana procura fornecer apoio aos dependentes dos segurados. Para garantir o recebimento desse benefício, é necessário que realizem, inicialmente, a solicitação por meio do site ou aplicativo Meu INSS.
No processo automatizado de solicitações, o órgão realizará a análise comparando os dados presentes nos sistemas com as informações fornecidas pelo próprio segurado durante a solicitação. Além disso, outras bases de dados são consultadas para auxiliar na análise.
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Como resultado, isso agiliza significativamente o processo de análise dos pedidos de benefício feitos ao INSS, que enfrenta uma fila de espera considerável. Sendo a terceira maior, ficando atrás apenas do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da aposentadoria por idade em 2023.
Por exemplo, em abril, havia um acúmulo de 1,2 milhão de solicitações, sem contar os benefícios que requerem perícia, como o auxílio-doença. Dentre esse total, aproximadamente 136 mil eram solicitações de pensão por morte.
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Como solicitar o benefício de pensão por morte no INSS?
Antes de solicitar o benefício da pensão por morte, o primeiro requisito é estar registrado no Meu INSS, a plataforma digital do Instituto que oferece acesso a todos os serviços. Posteriormente, você pode acessar o site ou aplicativo e selecionar a opção “Novo Pedido” para iniciar o processo de solicitação.
Após realizar esses passos, você pode utilizar a barra de busca para digitar “pensão” e selecionar a opção correspondente ao benefício que está buscando. Em seguida, siga as instruções exibidas na tela, fornecendo as informações solicitadas conforme orientado.
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Documentos
Durante o processo de solicitação, o sistema do INSS irá requerer o CPF do segurado falecido, assim como o CPF dos dependentes. Além disso, será necessário apresentar documentos que comprovem o tempo de contribuição da pessoa falecida, bem como outros documentos que possam ser solicitados pelo INSS para a análise do benefício.
Como acompanhar a análise?
Para acompanhar a resposta da sua solicitação de benefício, você pode acessar o site ou aplicativo Meu INSS e selecionar a opção “Consultar pedidos”. Em seguida, localize o processo na lista e clique em “Detalhes” para visualizar todas as informações e verificar o status atual da solicitação.
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