A pressão em torno de grandes estrelas não é novidade no futebol; contudo, poucos comentários causam tanto impacto quanto aqueles feitos por ex-jogadores icônicos. Recentemente, Romário, figura emblemática do futebol Brasileiro, compartilhou suas crenças sobre a performance futura da Seleção Brasileira em copas mundiais durante um evento de comemoração aos 30 anos do título mundial de 1994.
O eterno camisa 11 do Brasil e atual senador argumentou fortemente sobre a importância de centralizar o jogo em Neymar. Segundo ele, sem esta abordagem, a seleção não conseguirá conquistar a desejada taça nas próximas competições. A afirmação ressoa desde Neymar até a forma como estratégias podem moldar o sucesso ou fracasso em competições de calibre tão elevado quanto o mundial.E
Por que Romário Insiste na Importância de Neymar?

Romário enfatizou que cada seleção campeã mundial teve suas estratégicas alinhadas com suas estrelas máximas. Ele mesmo foi protagonista em 1994, enquanto nomes como Pelé e Ronaldo brilharam em 1970 e 2002, respectivamente. Para o Baixinho, Neymar representa esta figura indispensável atualmente, sem a qual o sonho de levantar a taça parece distante.
Como Basear o Jogo em Neymar Poderia Beneficiar a Seleção?
O exemplo de outras seleções que centraram seu estilo de jogo em torno de grandes talentos é notório. A dependência de um “carregador de time” não é uma estratégia nova, mas, quando bem executada, pode conduzir a seleção à vitória. Romário sugere que Neymar já deveria estar recebendo este tipo de jogo desde as últimas competições, contexto no qual, segundo ele, isso não aconteceu.
Sucesso de Neymar na Carreira Profissional
- Iniciou no Santos, onde foi campeão da Libertadores em 2011;
- Brilhou no Barcelona, conquistando a Liga dos Campeões em 2015;
- Continuou sua carreira de sucessos no PSG e agora no Al-Hilal;
- Se tornou o maior artilheiro da história da Seleção Brasileira, com 79 gols.
Além dos inegáveis talentos técnico e tático, Neymar continua sendo uma peça central na estrutura da Seleção Brasileira, tanto em campo quanto fora dele, pelo seu impacto motivacional nos companheiros e na nação brasileira como um todo. Romário, com seu legado e experiência, destaca que a adaptação do estilo de jogo para potencializar Neymar é essencial para o futuro do Brasil em competições internacionais.
De acordo com Romário, ancorar a estratégia nas habilidades de Neymar não é apenas sobre reconhecer o talento extraordinário do jogador, mas sim sobre uma análise pragmática das dinâmicas de sucesso no futebol moderno. Cabe agora aos técnicos e gestores da Seleção Brasileira decidirem se seguirão este conselho para os próximos torneios mundiais.