Quem já teve que passar pela sensação de estar com a barriga inchada sabe o quanto a situação é incômoda. Entre os motivos mais comuns, está a má digestão, prisão de ventre, alteração da flora intestinal, gases e até mesmo inflamações no intestino.
Assim, uma das melhores maneiras de reduzir o problema é investir em chás de ervas. Essas soluções naturais, além de ser nutritivas, contém uma série de propriedades medicinais que podem auxiliar no tratamento de diversas condições de saúde, bem como oferecem inúmeros outros benefícios complementares.
Com isso em mente, trouxemos aqui uma receita de um chá de hortelã e louro perfeita para se livrar da barriga estufada. A receita é de autoria da Patricia Leite, no YouTube. De acordo com a profissional, além de aliviar a sensação de empachamento, o chá também elimina gases e tem ação anti-inflamatória. Confira!
Chá para barriga estufada: conheça os benefícios da bebida
De acordo com a nutricionista, o chá de hortelã com louro tem alto potencial anti-inflamatório que auxilia na redução de diversos incômodos gastrointestinais. Assim, a ação das duas ervas no organismo melhora a digestão, elimina gases, alivia os sintomas da síndrome do intestino irritável, reduz inchaços e até mesmo auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue.
Além disso, a hortelã é rica em antioxidantes, substâncias que protegem as células dos efeitos negativos dos radicais livres no organismo. A receita leva também gengibre, uma planta herbácea que também ajuda na digestão e na produção de algumas enzimas, favorecendo a digestão dos alimentos e a eliminação dos gases.
Por fim, a nutricionista recomenda incluir algumas gotinhas de suco de limão no chá. “O limão contém ácido cítrico e também ajuda a melhorar o processo digestivo, a secreção e funcionamento das enzimas digestivas, ajuda a reduzir a sensação de flatulência e estômago estufado”, explica.
Chá de hortelã e louro: aprenda a fazer a infusão para beber antes das refeições

Ingredientes:
- 1 pedaço pequeno de gengibre
- 1 folha de louro
- 2 folhas de hortelã
- 1/2 limão espremido
Modo de preparo:
Por fim, o preparo é como em qualquer outra produção de chá. Basta colocar em uma panela água para esquentar, nela acrescente o gengibre e a folha de louro. Após levantar fervura, coe a água e faça a infusão da hortelã por uns 3 minutos.
É de suma impotência tampar o recipiente de água durante a infusão, já que alguns compostos das ervas são muito delicados e podem evaporar com o calor da água quente. Após a infusão completa, esprema o suco da metade de um limão na água.
Segundo a nutricionista o limão sempre vai por último para garantir que a vitamina C esteja mais presente na bebida.
Quanto ao melhor horário para tomar o chá, a nutricionista aconselha tomar a bebida pouco antes das refeições ou quando sentir os sintomas de barriga estufada.
Ela também recomenda que não adoce o chá, pois o açúcar é calórico e aumenta o índice glicêmico. “Não acrescente açúcar porque ele vai dar pico de insulina que é pró-inflamatório, dá gases e piora o funcionalmente intestinal”.