A partir de 10 de julho de 2024, a Volvo, reconhecida pioneira no ramo de carros híbridos plug-in no Brasil, está implementando mudanças em sua estratégia para uso de infraestrutura de recarga elétrica. Diante da crescente demanda por veículos elétricos e da expansão do mercado, a empresa se vê diante da necessidade de ampliar e sustentar seus investimentos neste setor.
Até então, os eletropostos rápidos da empresa estavam disponíveis de forma gratuita apenas para proprietários de veículos da marca. No entanto, diante da falta de iniciativas conjuntas com outras montadoras para impulsionar a infraestrutura necessária, a Volvo decidiu cobrar R$ 4 por kWh em seus eletropostos rápidos para veículos de outras marcas, além de implementar outras duas taxas extras.

Eletroposto Volvo Porto Ferreira – Foto: Volvo/Divulgação
Quais são as novas taxas implementadas pela Volvo?
A primeira taxa adicional, conhecida como taxa de conectividade, custará R$2,50 e será cobrada uma única vez ao iniciar a recarga. Já a segunda, denominada taxa de ociosidade, será de R$5 por minuto após um período de tolerância de 15 minutos nos eletropostos rápidos localizados principalmente em rodovias, visando evitar a monopolização dos pontos de carga.
Benefícios exclusivos para proprietários de veículos Volvo
Apesar das novas cobranças, a empresa ressalta que os proprietários de carros da marca Volvo não serão afetados pelas novas tarifas. Esses clientes continuarão a usufruir do benefício de recarga gratuita nos eletropostos rápidos, uma política da empresa para incentivar a fidelidade de seus consumidores e a adesão aos veículos elétricos da marca.
Expansão e sustentabilidade na rede de recarga
Para Marcelo Godoy, presidente da Volvo Cars Brasil, a iniciativa é essencial para a sustentabilidade dos investimentos da marca na rede de recarga. “Essa estratégia não apenas reflete nosso compromisso com a eletrificação, mas também estimula o desenvolvimento de uma infraestrutura robusta que será beneficente para todos os usuários de carros elétricos,” afirma Godoy.
Além disso, a empresa já planeja a instalação de novos carregadores DC e pretende alcançar um total de 101 pontos de recarga rápida no Brasil. Os eletropostos Volvo cobrem agora mais de 2 mil km de estradas, conectando pontos estratégicos como de Foz do Iguaçu (PR) ao litoral norte do Rio de Janeiro, exemplifica Guilherme Galhardo, head de eletrificação da Volvo no Brasil.
A Volvo também está aberta ao diálogo com outras montadoras, buscando criar um plano conjunto que incentive a expansão da rede de recarga e uma mobilidade elétrica mais sustentável no Brasil. Com essa visão, a montadora sueca espera não apenas liderar pelo exemplo, mas também fomentar uma colaboração mais efetiva entre empresas do setor automotivo.