Muitos brasileiros chegam a terceira idade sem nenhum investimento garantido. Mais da metade sequer sabe como investir seus fundos para garantir uma reserva financeira que complemente a sua aposentadoria. Pensando na saúde financeira dos aposentados criamos esse artigo. Aqui, veremos quais as melhores opções de investimento para idosos!
Os melhores investimentos para idosos
LCI e LCA
Tanto a Letra de Crédito Imobiliário (LCI) quanto a Letra de Crédito Agrícola (LCA) se caracterizam como investimentos de renda fixa com isenção de Imposto de Renda. Além disso, esses produtos captam recursos valiosos que visam o desenvolvimento do setor imobiliário e agronegócio, respectivamente.
Eles funcionam da seguinte maneira: a empresa tomadora do empréstimo deve honrar a dívida com o banco, pagando juros pelo empréstimo. O banco recebe os valores, e paga ao investidor.
“Então, na data do vencimento, pré-estabelecido no momento da aplicação, você recebe o valor investido com juros. Por outro lado, tem carência, o que faz necessário aguardar o prazo combinado para resgatar”, pontua Adriana Matheus, economista, CFP e especialista em investimentos.
Tesouro Direto
Segundo especialistas, essa opção é uma das que garante a saúde financeira dos aposentados, por ser uma opção de baixo risco, com títulos públicos que podem ser mantidos até o vencimento, o que proporciona retorno a longo prazo.
“O Tesouro Direto é um programa do Tesouro Nacional que permite a venda de títulos públicos federais para pessoas físicas, de forma 100% online. É uma excelente alternativa de investimento, pois oferece títulos com diferentes prazos de vencimento e remuneração, além de ser seguro e de apresentar boa rentabilidade e liquidez diária”, afirma Ahmed Sameer El Khatib.
Fundos Imobiliários
Conhece os FIIs, eles são os famosos investimentos que geram renda passiva e se valorizam no longo prazo. Sendo assim, são indicados para objetivos de longo prazo, como a aposentadoria.
Mais conhecidos como fundos imobiliários, esses investimentos são voltados a ativos no mercado imobiliário, como imóveis, títulos de dívida imobiliária, entre outros.
“Eles funcionam como um condomínio de investidores, onde cada investidor adquire cotas do fundo. E, assim, se torna um proprietário de uma pequena parte do portfólio do fundo. O objetivo é obter renda com a locação, arrendamento ou venda desses ativos. Existem diferentes tipos de FIIs, como os fundos de tijolo, que investem em imóveis físicos, e os fundos de papel, que investem em títulos de dívida imobiliária”, explica o professor da FECAP.
Planos de Previdência Privada

Outro na lista dos bons investimentos para idosos são os planos de previdência privada que dão a possibilidade de diversificar a carteira ou ter vários planos com diferentes características como renda fixa, multimercado e até mesmo renda variável como as ações.
Não podemos esquecer que a previdência privada não é necessariamente voltada apenas para a aposentadoria. Mas também se caracteriza como um projeto de vida.
“A vantagem aqui é que o valor aplicado em previdência, seja um PBL ou um VGBL, não entra em inventário e pode ser escolhido o beneficiário ou quem irá receber na falta do investidor que contratou o plano. Além disso, resgates durante o período de acumulação podem ser feitos de 60 em 60 dias. Por fim, e não menos importante, ainda existe a chance de transformar o valor acumulado em renda mensal, como um complemento da aposentadoria”, argumenta Adriana Matheus.