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Início INSS

INSS COMUNICA: Grana chegando por CARTA ou SMS – Veja agora

Paola Patrício Por Paola Patrício
junho 19, 2023
Em INSS, Notícias
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O INSS está notificando por meio de cartas ou SMS mais de 1 milhão de segurados que tiveram seus benefícios revisados. Segundo o Instituto, trata-se de uma análise administrativa que está reavaliando documentos que embasaram a concessão dos benefícios. 

Portanto, a verificação abrange benefícios de todas as espécies, como, por exemplo, pensão por morte e aposentadoria por invalidez. Veja aqui o modelo de carta que está sendo enviada.

Sendo assim, é importante ficar atento à notificação do INSS para não ter o benefício cessado. Entenda melhor, a seguir.

O que fazer se for notificado pelo INSS?

Os segurados que tiveram o benefício revisado estão sendo notificados por meio de uma carta ou SMS para cumprimento de exigência. O INSS alerta que os beneficiários devem ficar atentos pois, depois do recebimento da carta, eles terão 60 dias para enviar a documentação solicitada.

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Mas atenção, não é necessário o envio de documentos originais, basta uma cópia simples e sem necessidade de autenticação.

Leia mais: Solicitação da Carteira Digital do INSS: Benefícios INCRÍVEIS!

Além disso, o envio dos documentos solicitados pode ser feito pelo site ou aplicativo Meu INSS. Caso o beneficiário queira enviar pelo Meu INSS, basta solicitar o serviço ‘Atualização de Dados de Benefício’, anexando a cópia digitalizada. Veja quais os documentos necessários:

  • CPF
  • RG
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Título de Eleitor
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social

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Benefício cessado

O segurado que for notificado e não apresentar a documentação pelo Meu INSS ou não realizar o agendamento para entrega no prazo de 60 dias poderá ter o benefício suspenso. No entanto, após 30 dias da suspensão, se ainda assim o beneficiário não fizer os procedimentos pedidos, terá o benefício bloqueado.

De acordo com o INSS, enviam-se as cartas de convocação aos beneficiários com algum tipo de dado cadastral inconsistente.

Leia mais: Aprenda os Segredos da Riqueza com Especialista e Transforme sua Vida Financeira na Aposentadoria!

O Instituto reforça que a revisão dos benefícios só está relacionada a pendências cadastrais. Portanto, atente-se!

Documentação presencial

Se o segurado não conseguir fazer o envio da documentação pelo Meu INSS, ele deve agendar para ir à uma agência do INSS mais próxima. Portanto, é preciso ligar para o telefone 135 e escolher a opção ‘Entrega de Documentos por Convocação’. O INSS não receberá os documentos sem agendamento.

Leia mais: PARTICIPE AGORA: CONVOCAÇÃO para IDOSOS solicitarem a NOVA CARTEIRINHA – Aproveite essa oportunidade!

Para o atendimento presencial, o beneficiário tem o prazo de 60 dias, a contar do recebimento da convocação.

Veja Também:

INSS COMUNICA GRANA CHEGANDO: CARTA ou SMS para APOSENTADOS e PENSIONISTAS – VEJA quem vai RECEBER! (Fonte: João Financeira TV)

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