Segundo a Receita Federal, ficará disponível para consulta, no dia 21 de junho, o segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2024. A plataforma está sendo aberta antes do prazo de pagamento marcado para ocorrer no dia 28 de junho!
O pagamento do primeiro lote ocorreu no dia 31 de maio, no mesmo dia em que encerrou o prazo de entrega das declarações. Caso não tenha recebido os valores na primeira leva, não há com o que se preocupar por haver mais 4 lotes ainda disponíveis para pagamento nos próximos meses.
Quem tem prioridade na restituição?
Em primeiro lugar, a Receita Federal divulgou o valor de R$ 9,5 bilhões a ser restituído, desse, R$ 8.857.175.779,78 se refere aos grupos com prioridade no recebimento do segundo lote de restituição do imposto de renda de pessoas física, neste ano de 2024, que são:
- 258.877 Idosos com mais de 80 anos
- 2.595.933 Contribuintes entre 60 e 79 anos
- 162.902 Contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou doença grave
- 1.105.772 Contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério
- 787.747 Contribuintes que optaram por receber a restituição via Pix ou utilizaram a declaração pré-preenchida
Vale ressaltar que as prioridades de idosos geralmente recebem no primeiro lote, porém, quem entregou a declaração com atraso, receberá no segundo lote, juntos com as outras prioridades.
Como consultar a restituição do IRPF?

Para consulta a sua restituição do Importo de Renda, os contribuintes devem, primeiro, acessar o site oficial da Receita Federal e selecionar a opção “Iniciar”. Em seguida, será necessário informar suas informações de CPF e data de nascimento.
Além disso, o pagamento da restituição do imposto, irá ocorrer na conta bancária informada na declaração. Se por acaso o depósito não ocorrer, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte tem a oportunidade de reagendar o depósito dos valores através do Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB.
Caso não seja possível reagendar o valor no prazo de um ano, o contribuinte pode solicitar a restituição não resgatada por meio do Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos” e selecionando “Meu Imposto de Renda”.
Calendário de restituição do IRPF 2024
Por fim, a Receita Federal já anunciou o calendário anual do pagamento da restituição do Imposto de Renda em 2024, assim, recebem:
- Primeiro lote: 31 de maio
- Segundo lote: 28 de junho
- Terceiro lote: 31 de julho
- Quarto lote: 30 de agosto
- Quinto e último lote: 30 de setembro