As dívidas de até R $5 mil podem ser renegociadas e parceladas em 60 vezes. Tal medida, foi estabelecida pelo Ministério da Fazenda.
Os beneficiários desta medida serão separados em duas faixas. O programa “Desenrola Brasil” procura atender cerca de 70 milhões de pessoas. Confira mais informações sobre a medida.
Como funciona a medida?
Primeiramente, de acordo com o governo federal, o programa será dividido em duas faixas. Isso ocorre a fim de organizar melhor o público atendido pelo programa. Por isso, as duas faixas contarão com tais critérios: pessoas que devem até R $5 mil, a dívida poderá ser renegociada e parcelada em até 60 vezes, de acordo com a pasta.
Leia mais: Imposto de Renda 2023: Aposentados e Pensionistas Conseguem Isenção e Salário maior
Além disso, a expectativa para o começo das renegociações começam em julho. Mas, o governo ainda precisa realizar a adesão de credores ao programa, eles pretendem fazer um leilão para que ocorra o acordo. As instituições que ofertarem mais descontos serão escolhidas no leilão.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Quais são as duas faixas?
Faixa I
- Destinada para pessoas que recebem até dois salários mínimos ou que estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). A renegociação de dívidas é de até R $5 mil. Além disso, o pagamento pode ser feito à vista. Quem preferir, pode fazer por financiamento bancário de até 60 parcelas, e o devedor pode escolher um banco para renegociar a sua dívida.
Faixa II
- Somente pessoas com dívidas no banco. Os devedores poderão fazer a renegociação diretamente com a instituição financeira. Além disso, o governo não oferecerá uma garantia. Por outro lado, em troca dos descontos na dívida, os bancos vão receber um incentivo para que aumente a oferta de crédito.
Por fim, vale lembrar, que as duas faixas são isentas de pagamento de Imposto sobre as Operações Financeiras (IOF).
Além disso, os bancos que participarem do programa terão de perdoar e limpar imediatamente o nome de consumidores que devem até R $100. Dívidas de empresas varejistas e companhias de água e luz permanecem ativas.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!