Para muitos contribuintes, o momento de preencher a declaração de Imposto de Renda pode também ser uma oportunidade de ajudar o próximo. Isso é possível graças à opção de realizar doações dedutíveis para fundos específicos que se destinam a crianças, adolescentes e idosos. Entender como funcionam essas contribuições pode não apenas trazer benefícios fiscais, mas também contribuir significativamente para sociedade.
É importante compreender que, mesmo fora do período de declaração, há incentivos fiscais disponíveis para apoiar áreas como cultura, desporto e atividades audiovisuais. Porém, durante o preenchimento da declaração do Imposto de Renda, o foco se volta especialmente para os fundos voltados a menores de idade e idosos.
Como Funcionam as Doações Dedutíveis

A legislação brasileira permite que, ao preencher a declaração de Imposto de Renda, o contribuinte possa destinar parte do imposto devido a fundos socialmente responsáveis. Se houver imposto a pagar, até 6% do valor pode ser redirecionado à doação, dividido em até 3% para fundos de crianças e adolescentes e 3% para idosos.
CLIQUE AQUI e receba nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
O Passo a Passo para Doar Através da Declaração de Imposto de Renda
Se você decide contribuir, o processo é bastante simples. Através do software ou aplicativo da Receita Federal, basta inserir todos os dados requeridos e, no momento adequado, selecionar a opção de realizar doações diretamente na declaração. Você então escolhe o tipo de entidade que deseja ajudar, define o valor dentro do limite permitido, e finaliza o envio da sua declaração junto com o pagamento da DARF correspondente.
Leia mais: Imposto de Renda 2024: Saiba Quando Receberá sua Restituição!
Benefícios Adicionais do Ato de Doar
- Educação e proteção: Ao contribuir para fundos de crianças e adolescentes, você está investindo diretamente na proteção e desenvolvimento educacional desses indivíduos.
- Assistência a idosos: Doações para fundos de idosos garantem a melhoria da qualidade de vida, proporcionando recursos para saúde, lazer e integração social.
Ainda que o contribuinte já tenha entregado a declaração, é possível fazer uma declaração retificadora para incluir a doação desejada, atrasando, no entanto, a eventual restituição. É um pequeno preço a pagar por uma grande causa.
Leia mais: Imposto de Renda: Se Livre da Malha Fina e Tranquilize suas Finanças com Essas Dicas
Como Usar o Benefício Fiscal em 2025?
Planejar com antecedência pode ser muito valoroso. Doações feitas durante o ano corrente podem ser declaradas na seguinte declaração do Imposto de Renda para reduzir o montante devido. Um detalhe importante é manter todos os comprovantes de doações, que serão necessários para a comprovação no próximo ano.
Em tempos de necessidade crescente de apoio a várias esferas sociais, optar por direcionar recursos a fundos de apoio através da declaração de Imposto de Renda não apenas beneficia o contribuinte com deduções fiscais, mas também fortalece setores fundamentais para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade. Assumir essa responsabilidade social pode fazer uma grande diferença! Para mais informações, visite a plataforma “Para Quem Doar”, disponibilizada pela Globo, que guia você a instituições sérias e comprometidas.
Assista também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!