Nos últimos sete meses, uma transformação notável tem ocorrido nas filas de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O Programa de Enfrentamento à Fila, implementado pelo Ministério da Previdência, conseguiu retirar 8.100 pessoas da longa espera para realização de perícias médicas.
Esta ação não só aliviou a ansiedade de milhares de brasileiros, mas também acelerou significativamente a concessão de benefícios essenciais. Continue lendo para entender como essa iniciativa está impactando a vida de muitos e quais são os próximos passos para garantir um sistema previdenciário mais eficiente.
INSS Reduz Fila em 2024

De acordo com o Ministério da Previdência, no ano passado, 22 mil solicitantes aguardavam agendamento para a perícia médica. Em abril deste ano, esse número foi reduzido para 13.900 pessoas. Essa diminuição significativa visa resultado direto dos esforços para otimizar o atendimento.
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O tempo médio de espera para a perícia médica também melhorou. Em setembro, a espera era de 63 dias; em abril, caiu para 48 dias, uma redução de 23%. Essa melhora é refletida em dados nacionais, que mostram uma redução de 46% no número de pessoas na fila de espera da perícia do INSS, passando de 1.078.123 para 638.111 requerentes.
Os dados também indicam que, em setembro, aconteceram 492.203 perícias presenciais, enquanto em abril, houve 466.594 solicitações. Isso demonstra uma maior eficiência no atendimento, além de uma queda de 5,2% na demanda. Esses avanços são cruciais para reduzir o tempo de espera e agilizar a concessão de benefícios.
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Projeto para reduzir em 30 dias as filas no INSS
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, planeja reduzir o tempo de espera para a concessão de benefícios do INSS para 30 dias até o final deste ano. Durante uma visita a Teresina, no Piauí, Lupi assinou um convênio para a instalação de um posto avançado do INSS na Câmara Municipal, buscando agilizar o atendimento.
No Piauí, o tempo de espera, era de 300 dias, foi reduzido para dois meses. Lupi enfatizou a importância de ampliar o número de postos de atendimento em diversas cidades, visando melhorar ainda mais a eficiência no processamento dos benefícios.
Atualmente, a média de espera no Piauí é de 60 dias. O superintendente do INSS no estado, William Machado, destacou que prefeituras e entidades podem solicitar a instalação de novos postos, contribuindo para reduzir ainda mais o tempo de espera e melhorar o acesso aos serviços da previdência social.
Medidas para diminuir as filas
O INSS adota várias estratégias para reduzir a fila de espera nos atendimentos. Entre as principais medidas está a simplificação de requerimentos na plataforma Meu INSS, tornando o processo mais acessível e eficiente para os segurados. Essa ação facilita a análise dos pedidos, acelerando a concessão dos benefícios.
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Outra iniciativa é o uso do sistema Atestmed, que substitui a perícia presencial pela análise documental. Entre agosto e novembro de 2023, essa medida resultou na concessão de 16.946 benefícios por incapacidade, demonstrando eficácia e rapidez no atendimento. Além disso, ocorreram organização de mutirões de perícias médicas e avaliações sociais, especialmente para reduzir a fila de pedidos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência.
Contudo, para acelerar ainda mais o processo, o INSS dispensou a análise documental de perícia médica na solicitação de aposentadoria especial para trabalhadores expostos a ruídos. Portanto, essas estratégias, combinadas, têm demonstrado eficácia na diminuição do tempo de espera, beneficiando milhares de segurados em todo o país.
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