Após a mudança do piso salarial do salário mínimo, os bancos estão mudando suas diretrizes para aumentar o valor oferecido dos empréstimos consignados.
Assim, com o novo salário de piso R$1.320, há entrada de um valor adicional para a margem de consignação. Essa margem ficou em R $37,80 em cada parcela de um novo empréstimo. Por isso, levando em conta o aumento na renda mensal de R $18 a margem de 35% que é destinada ao empréstimo pessoal.
Confira mais informações sobre a nova margem.
Empréstimos consignados
Primeiramente, aposentados, pensionistas e quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), podem comprometer até 45% de seus benefícios com esse tipo de crédito.
Atualmente, os aposentados têm a opção de utilizar 35% do seu pagamento INSS para o pagamento das parcelas de empréstimos consignados. Além disso, os outros 10% são divididos da seguinte forma:
- 5% destinados ao cartão de crédito consignado
- 5% ao cartão benefício consignado
Leia mais: Revelação: 3 Vitórias para APOSENTADOS; Saiba mais!
Por isso, desde o começo de 2022, os aposentados, pensionistas e segurados do INSS podem solicitar empréstimos de cerca de R$13 mil usando a nova margem do empréstimo consignado. Isso se deve ao reajuste da inflação, que de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) saiu de 9,1% para 10,16%.
Desse modo, todos os salários, inclusive o mínimo, sofreram aumento considerável para a nova margem de preços.
Apesar disso, um outro benefício importante para os beneficiários que solicitaram os empréstimos é a taxa de juros, recentemente fixada em 1,97%. Com isso, cria condições favoráveis para quem busca por essa forma de crédito.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
Como consultar o empréstimo?
Para examinar os valores e informações sobre os empréstimos consignados, é necessário baixar e consultar por meio do aplicativo ou site Meu INSS, as informações são atualizadas diariamente.
Entretanto, ainda não há previsão sobre quando o beneficiário terá acesso aos dados, já que a disponibilização no Meu INSS depende da Dataprev (empresa de tecnologia do governo federal), que obtém as informações dos bancos.
Leia mais: REVELAÇÃO IMPACTANTE: As SURPREENDENTES MUDANÇAS na folha de pagamento do INSS!
Os bancos também serão obrigados a divulgar o número do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) ou CAC (Central de Atendimento ao Cliente) para que os segurados possam tirar dúvidas.
Busque profissionais capacitados que te orientem pelas melhores opções. Inclusive, evite adquirir dívidas que não são acessíveis para as suas condições financeiras.
Leia mais: Câmara dos Deputados aprova MP do programa Minha Casa Minha Vida
Apesar de ser de grande ajuda e ser uma grana extra, os empréstimos consignados acumulam juros e podem virar uma bola de neve, prejudicando sua renda mensal e familiar. Cuide sempre das suas finanças!
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!