O Governo Federal fez um anúncio preocupante para milhões de brasileiros! A realização de um pente fino extraordinário na lista de beneficiários do INSS, na intenção de economizar recursos com a união.
A notícia é de suma importância para milhões de beneficiários que dependem dos pagamentos para a sua subsistência. O pente-fino dessa vez ocorre com o detalhe que será realizado também nos servidores que atuam em regime de teletrabalho e vivem no exterior! Confira a seguir.
Presidente do INSS diz que órgão fará pente-fino de servidores no exterior

O INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) decidiu incluir na sua lista de beneficiários que precisam realizar o pente-fino servidores que atuam em regime de teletrabalho e vivem no exterior! O objetivo do órgão é identificar se há pessoas que estariam se utilizando do home office para viver no exterior sem a devida autorização.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
“Para nós sabermos se as pessoas estão no exterior, uma forma é ver o IP de acesso [código único atrelado a cada conexão de internet], mas nós não somos ingênuos. Há ferramentas que simulam que ele está aqui no Brasil. Se essas pessoas estiverem no exterior sem autorização, elas serão chamadas de volta e responderão a um processo”, diz Stefanutto em entrevista à colunista Mônica Bergamo, no jornal Folha de S. Paulo.
Hoje, o INSS conta com 19.313 servidores ativos. O home office é permitido apenas aos trabalhadores do programa de gestão, funcionando através do cumprimento de metas diárias. No total, dos 9.000 funcionários que atuam nessa modalidade, 6.360 estão em regime de teletrabalho, 2.577 em semipresencial e 63 presencial.
Além desses, outros grupos de beneficiários passarão pelo procedimento para avaliar se seus benefícios estão sendo pagos indevidamente. Por isso, estima-se um bloqueio próximo a R$ 3 bilhões.
Outros beneficiários na mira do pente-fino!
Além do grupo dito acima, outros precisam ficar atentos ao pente fino do INSS. O precedimento é de suma importância para a autarquia, e a falta dele configura no cancelamento do benefício previdenciário.
Leia mais: ATENÇÃO: Lista do INSS para Prova de Vida em Maio – Confira se Você Está na Lista!
Por isso, beneficiários do benefício de prestação continuada (BPC), auxílio-doença e seguro defeso devem estar atentos as convocações que geralmente ocorrem através do app ou site Meu INSS.
As análises já iniciaram para aqueles que recebem o benefício BPC. O programa garante um salário mínimo a idosos com mais de 65 anos e PCDs que não tem direito a aposentadoria do INSS, e dependem do benefício, pois não podem trabalhar.
Em seguida, o instituto irá convocar os beneficiários do auxílio-doença. Sobretudo aqueles que recebem o auxílio há mais de um ano para que ocorra nova perícia médica para entender se o segurado ainda precisa do suporte financeiro do governo.
Leia mais: Empréstimo Mais Barato: Lula Anuncia Redução na Taxa de Juros para Aposentados!
Quem recebe o seguro-defeso provavelmente não perceberão que estão passando pelo pente fino, pois o INSS decidiu realizar o mesmo nesse grupo apenas cruzando dados de outros bancos com os seus próprios dados.
Veja Também: Confira a lista de quem precisa realizar a prova de vida do INSS em 2024!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!