Que ótima notícia para os servidores públicos federais! O aumento no auxílio-alimentação é motivo de celebração e reconhecimento pelo trabalho que eles realizam em prol da comunidade. Ademais, a comida está cada vez mais cara no país, não é mesmo? Nesse sentido, leia até o fim para saber qual será o reajuste do auxílio-alimentação para servidores e a partir de quando entrará em vigência.
Boa leitura!
Preço da comida em 2024
O preço da comida já subiu quase o dobro da inflação nos dois primeiros meses deste ano e agora em abril, não para de crescer.
Para se ter uma ideia, nesse período citado acima, as comidas e bebidas ficaram 2,34% mais caras no país, quase o dobro da inflação oficial registrada no mesmo período (1,25%). Ou seja, cada vez mais é um desafio se alimentar com dignidade no Brasil.
O presidente Lula da Silva, não satisfeito com preços tão abusivos, resolveu fazer uma reunião para entender o que está acontecendo, e a resposta não foi outra. Conforme o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, o aumento é resultado do cenário climático.
Por isso, o que resta é esperar as coisas melhorarem para ter uma reduzida no preço da comida. Nesse sentido, conheça abaixo a estratégia de estocar alimentos.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Estoque regulador no Brasil

O estoque regulador nada mais é do que uma tática que muitos governos usam para estocar os alimentos quando estiverem com preços baixos. Ou seja, se o preço do arroz cair 20%, o governo vai estocar um número alto desse alimento para que, quando ele aumentar, os brasileiros possam contar com os preços baixos nos produtos que foram estocados.
Leia mais: “FRITADA” com Pablo Marçal – Veja tudo o que Aconteceu
Mas com o governo passado do ex-presidente Jair Bolsonaro, os estoques praticamente zeraram, já que ele não era a favor dessa política. Por isso que em 2022 as comidas estão quase 12% mais caras que o habitual.
Contudo, os estoques brasileiros ainda estão zerados, mesmo com o Lula no poder, conforme a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O arroz já subiu 10,32% em 2024. Já o feijão carioca aumentou 15,27%, segundo o IBGE.
“Especificamente quanto ao arroz, a realização da próxima colheita pode contribuir para redução de seu preço interno, desde que o preço internacional comece a cair. Esperaria passar março e abril para ter melhor noção do que acontecerá em 2024”, ponderou o economista e engenheiro agrônomo José Giacomo Baccarin, ex-secretário de Segurança Alimentar e Nutricional do governo federal.
Em vista desse aumento da comida no país, o presidente Lula resolveu também aumentar o auxílio-alimentação dos servidores públicos, o que é justo.
Confira abaixo o novo valor.
Leia mais: IMPOSTO DE RENDA: Primeiras parcelas da restituição são liberadas! Confira
Reajuste auxílio-alimentação servidores
O auxílio-alimentação é um benefício que nem todos trabalhadores de empresa privada têm. Em contraponto, felizmente os servidores podem contar com essa ajuda.
Até o presente momento, o valor desse auxílio é de R$ 658 reais. Mas a partir do mês que vem, ele vai aumentar mais do que a metade. Isso mesmo. A partir de maio os servidores públicos do Brasil vão receber mil reais de auxílio-alimentação.
Em suma, este reajuste não apenas valoriza o empenho e dedicação desses profissionais, mas também proporciona mais qualidade alimentar na mesa das famílias desses brasileiros.
Veja também: dinheiro a mais para aposentados do INSS!
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!