Com quase três mil encomendas e previsão de início de operação para 2026, os eVTOLs (veículos elétricos de decolagem e pouso vertical), também conhecidos como “carros voadores” da Embraer, estão passando por um processo de regulamentação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), responsável por supervisionar as atividades da aviação civil no Brasil.
Carros Voadores da Embraer

Os carros voadores possuem uma estrutura semelhante aos helicópteros, porém são projetados para viagens de curta distância, geralmente numa mesma cidade ou entre cidades próximas. Uma característica distintiva dos eVTOLs é o uso de motores elétricos, ao contrário dos helicópteros, que geralmente são movidos a querosene ou gasolina. Além disso, há diferenças nas asas, que podem ser fixas nos carros voadores, e no tipo de hélice utilizado.
Assim, recentemente, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) iniciou uma consulta setorial para receber sugestões e ideias destinadas à integração da certificação dos “eVTOLs” (sigla para “veículo elétrico de pouso e decolagem vertical“) fabricados pela empresa brasileira.
O EVE-100, desenvolvido pela Eve Air Mobility, uma empresa de mobilidade urbana da Embraer, é popularmente conhecido como “carro voador“. Portanto, com produção planejada em Taubaté (SP), o objetivo é tornar os voos urbanos mais acessíveis à população.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Operação dos novos Carros Voadores
As empresas brasileiras que adquiriram carros voadores da companhia aérea sediada em São José dos Campos (SP) estão se preparando para oferecer viagens dentro do país.
Leia Mais: Nova lei do FGTS afeta a rotina de trabalhadores – Depósitos a partir da próxima semana, confira!
Dessa forma, segundo a Eve Air Mobility, empresa de mobilidade urbana responsável pelos eVTOLs da Embraer, já foram firmadas cartas de intenção para até 2.850 carros voadores por operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de compartilhamento de voos em todo o mundo.
Assim, Globalmente, há 29 clientes espalhados por todos os continentes. No Brasil, das 2.850 unidades de eVTOL encomendadas, 335 são destinadas a operadores locais. Dentre elas, 100 são para a Avantto, 50 para a Helisul, 50 para a OHI (Revo), 40 para a FlyBIS, 25 para a Flapper e 70 para a Voar.
Como vão funcionar as viagens com os novos carros ?
Conforme divulgado pela Eve, os ‘carros voadores’ terão uma autonomia máxima de 100 quilômetros, o que reduzirá drasticamente o tempo de viagem de uma hora para apenas 15 minutos em deslocamentos intraurbanos (abrangendo 99% das rotas interurbanas). Esse é o principal objetivo dessa inovação, que visa também democratizar o acesso aos voos urbanos.
Em comparação com um helicóptero, o carro voador terá custos operacionais e de manutenção menores, além de gerar menos ruído. Sua natureza elétrica garantirá ainda a redução total das emissões de CO2.
Veja Também: CALENDÁRIO 13º SALÁRIO INSS 2024: DATAS de PAGAMENTOS da 1ª PARCELA em ABRIL + VALORES ATUALIZADOS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!