O cenário financeiro mundial, mais precisamente na região da Europa, está sofrendo uma mudança relevante ultimamente e está chamando a atenção de muitos economistas. Nesse sentido, as bolsas da Europa apontam uma queda firme nessas últimas semanas, percorrendo o relevante encolhimento registrado nas bolsas de Nova York e também da Ásia.
O que provocou a queda na bolsa da Europa?

Em primeiro lugar, é válido salientar que a queda ocorreu por comentários voltados ao aperto originados dos juros “hawkish”. Esses comentários foram criados por representantes do Federal Reserve (Fed), algo que distanciou os investidores de ativos de risco por conta das baixas chances de cortes de juros americanos.
No dia 05 de abril, aproximadamente às 7h20 do horário de Brasília, o índice Stoxx 600 despencava 1,10%, a 505,22. Já o FTSE da Bolsa de Londres retrocedia 0,94% a 7.900,59 pontos.
Mas o Dax de Frankfurt decai 1,47% a 18.133,49, o Cac 40 de Paris teve queda de 1,35% a 8.041,40 pontos. Posteriormente, inúmeros representantes do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Fed realizaram comentários hawkish.
CLIQUE AQUI e receba as nossas PRINCIPAIS NOTÍCIAS pelo WhatsApp
Comentários sobre o caso
Desse modo, o presidente da distrital de Mineapólis do banco central, Neel Kashkari, comentou sobre as chances do Fed nem ao menos eliminar os juros de 2024 se porventura a desinflação sofrer um possível intervalo.
Por outro lado, Loretta Mester, presidente do Fed de Cleveland, disse que a inflação americana não deve ter uma queda que estava sendo aguardada neste ano. Austan Goolsbee, da distrital de Chicago, disse que a inflação alarmante em janeiro e fevereiro não pode ser classificado somente como um “ruído”.
O banqueiro Thomas Barkin reforçou a dependência de dados do Fed com o intuito de eliminar os juros, ao mesmo tempo em que Patrick Harker, líder da distrital da Filadélfia, disse que a inflação se encontra bastante elevada.
Aumento nos preços do petróleo
Por fim, torna-se importante destacar que tal pressão também é originada por conta do aumento nos preços do próprio petróleo. A commodity elevada pode resultar em um aumento na inflação, algo que deve ser levado em consideração.
Leia mais: Fim da CNH para Este Grupo? Descubra Quem Pode Ser Beneficiado com a Nova Lei
Gostou do conteúdo? O Jornal JF traz diariamente as melhores notícias sobre o INSS, política, economia e entretenimento. Continue acompanhando o nosso blog para não perder mais nenhuma atualização!
Veja Também: NOVA LINHA de CRÉDITO sem MARGEM para APOSENTADOS
Dica bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!