O décimo quarto salário para aposentados é uma proposta legislativa, formalizada pelo Projeto de Lei 4367/2020, que busca conceder um abono anual aos aposentados e pensionistas do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Apresentado pelo deputado Pompeo de Mattos em 2020, a ideia era proporcionar um apoio financeiro adicional durante a pandemia de COVID-19. O objetivo é atender aqueles que tiveram o décimo terceiro antecipado em virtude da crise. Apesar do projeto ter passado por alguns passos no processo legislativo, ainda não foi aprovado. Até o momento, não houve autorização para o pagamento deste abono extra, ficando esta proposta sem implementação na prática. A questão agora se refere a se e quando este benefício será formalmente instituído e executado para ajudar essa parcela da população.
O 14º Salário Foi Aprovado?

Até 2024, o décimo quarto salário não recebeu a aprovação necessária para ser implementado. O processo legislativo relacionado ao Projeto de Lei 4367/2020 não teve nenhum progresso significativo desde a última análise em 2022. Naquele ano, houve um pedido formal no legislativo para a criação de uma comissão especial temporária a fim de avaliar o projeto, mas este ainda não avançou para uma etapa decisiva.
Como Funciona o Cálculo do 14º Salário?
O cálculo proposto para o décimo quarto salário baseia-se no valor do salário mínimo vigente ou, em algumas propostas, no valor proporcional ao benefício regular recebido pelo aposentado. Isso significa que, dependendo das especificidades do benefício de cada beneficiário do INSS, o cálculo poderia variar. Tipicamente, a fórmula proposta dividiria o total pago ao longo do ano pelos meses recebidos de benefício, fornecendo assim uma soma adicional equivalente a um mês recepcionado.
Quando Poderá Ser Pago o 14º Salário?
Até o momento, não há previsão concreta sobre quando o décimo quarto salário será efetivamente pago aos aposentados e pensionistas. A continuidade do projeto depende estritamente do andamento nas etapas legislativas, o que ainda não ocorreu. Sem um movimento legislativo adicional, a implementação permanece incerta.
Quais São os Desafios na Aprovação do 14º Salário?
A implementação do décimo quarto salário enfrenta diversos desafios. Primeiramente, a questão orçamentária é um fator crítico, dado que a aprovação desse projeto implicaria na destinação de verbas adicionais por parte do governo. Além disso, há muitas e variadas opiniões políticas e econômicas que podem influenciar o andamento ou a obstrução deste projeto. A necessidade de se conciliar interesses diversos dentro dos processos legislativos é, portanto, um aspecto complicado e desafiador para acelerar a discussão e possível aprovação da proposta.

