O recebimento do 14º salário do INSS é um desejo dos milhões de beneficiários do INSS, pois o projeto prevê o pagamento de um abono extra, ou seja, é além do salário e além do 13º que recebem todos os anos. Mas, esse projeto acabou não sendo pago ainda. Com isso, alguns bancos estão fazendo a antecipação. Saiba mais.
14º salário INSS

Antes de mais nada, vamos falar sobre como funciona o projeto do 14º salário do INSS. Esse projeto pretende pagar um valor extra para os beneficiários do INSS em dois anos. A ideia é auxiliar financeiramente esse público que, por vezes, encontra dificuldades para subsidiar as suas necessidades básicas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do JORNAL JF pelo WhatsApp
O pagamento é uma proposta feita pelo Deputado Pompeo de Mattos, através do projeto de lei 4367/2020. Até então, está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, aguardando votação. Ainda precisa passar pela Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa e Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, além de uma comissão mista, ainda a ser criada.
Antecipação do 14º salário do INSS
Como já falado, o pagamento do 14º salário do INSS ainda não está aprovado. Isso quer dizer que o Governo Federal ainda não está fazendo o pagamento. Para que isso possa ocorrer, o projeto de lei precisa ser aprovado.
Leia mais: Vitória dos Aposentados: Justiça Libera R$ 1,7 Bilhões em Atrasados do INSS!
Entretanto, os bancos já anunciam a antecipação desse abono. Ou seja, alguns bancos estão utilizando o nome do abono para liberar uma linha de crédito e atrair pessoas para a contratação. Mas, isso não passa de um tipo de empréstimo.
Vale a pena antecipar o 14º?
Esse tipo de empréstimo liberado pelos bancos costuma ter as taxas de juros mais elevadas. Então, em um primeiro momento não é vantajoso fazer essa antecipação. Principalmente se for para pagar dívidas ou contas do cotidiano. Além disso, há chances de que essas pessoas fiquem com alguma dívida, justamente, por ser taxas elevadas.
Leia mais: INSS URGENTE: Pensão por morte pode acabar logo – Veja lista
Vale lembrar que o pagamento do 14º salário do INSS, quando aprovado, não vai requerer nenhum tipo de devolução ou pagamento de taxa. Ele sairá do orçamento público. Além disso, mesmo que o beneficiário precise de algum empréstimo, ele pode tentar opções com taxas mais baratas.
Os beneficiários do INSS podem contratar o empréstimo consignado, que é a modalidade mais barata existente atualmente.
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!